Os trabalhadores da China passaram a ter novos concorrentes: os avatares que funcionam através da combinação de tecnologias de animação e aprendizado de máquinas, esses seres virtuais cumprem diversas funções mas, a sua finalidade é estreitar a relação com os consumidores por meio da geração de conteúdo que se altera dependendo da empresa.
Segundo a empresa chinesa Baidu, o número de projetos dobrou na companhia desde 20021, os valores que são cobrados para a empresa que quer este recurso tecnológico variam entre US $2,8 mil a US $14,3 mil por ano. Segundo o responsável por dirigir as áreas de Robótica e Pessoas Virtuais do Baidu, Li Shiyan explica que a contratação dos avatares tiveram uma queda de 80% em 2021 para o ano de 2022 por isso, a expectativa da executiva é que a empresa cresça 50% por ano até 2025.
A empresa chinesa Baidu o número de interessados na contração do serviço dobrou em 2021 (Foto: Reprodução/napratica)
Se o crescimento da indústria dependesse somente da China, esse objetivo seria concretizado. Segundo a CNBC, a cidade de Pequim anunciou em agosto um plano para aumentar a indústria municipal de pessoas virtuais com investimento de mais de 50 bilhões de yuans moeda chinesa.
As autoridades municipais também estão fazendo um chamamento para empresas que trabalham no desenvolvimento de negócios que são líderes de pessoas virtuais com receitas de mais de 5 bilhões de yuans que terão como alvo de uma a dois projetos. Segundo a reportagem da CNBC a perspectiva de negócios, o foco maior está em como os avatares podem gerar conteúdo. O diretor de produtos e chefe de Mercado da Grande na Kantar, Sirius Wang, relatou que marcas chinesas estão em busca de porta-vozes alternativos depois que as celebridades foram alvo de escândalos de cunho íntimo e sonegação de impostos.
Foi realizada uma pesquisa com o público chinês sobre a inserção dos avatares e os mesmos estão gostando das novidades. Segundo o levantamento do Kantar, no ano passado, pelo menos 36% dos consumidores assistiram uma celebridade digital e 21% assistiram a algum evento apresentado por um avatar. Já em 2023, 45% dos anunciantes ressaltaram interesse em patrocinar a performance de um influenciador ou até mesmo, convidar um avatar para participar dos eventos.
Foto Destaque: A Influenciadora Virtual da Baidu. Reprodução/epocanegocios