David Marcus, líder do Facebook Financial, divulgou por meio de sua conta profissional no Twitter, que nesta terça-feira (19) o Facebook começará os testes com sua nova carteira digital chamada de “Novi”. Com foco na troca de criptomoedas, a iniciativa tem apoio das empresas Paxos Trust e Coinbase.
Remittances are a critical way to achieve financial inclusion. Today, we’re rolling out a small pilot of the @Novi digital wallet app in two countries — the US and Guatemala. People can send and receive money instantly, securely, and with no fees. 1/8
— David Marcus (@davidmarcus) October 19, 2021
Postagem no Twitter feita por David Marcus (Reprodução: Twitter / David Marcus)
Os testes foram iniciados primeiro nos Estados Unidos e na Guatemala, com foco em transferências internacionais. “As remessas são uma forma crítica de alcançar a inclusão financeira. As pessoas podem enviar e receber dinheiro instantaneamente, com segurança e sem taxas” diz Marcus ao justificar a escolha desses locais.
O objetivo do teste é ver os resultados da carteira digital na prática, como as capacidades operacionais, atendimento a consumidores e outras questões relacionadas ao uso da carteira. O Facebook também deseja experimentar um novo uso para as stablecoins como pagamento e não somente como troca de criptomoedas no mercado de ações.
Apesar de ser inicialmente planejada para lançar junto com a carteira, a Diem, uma própria criptomoeda do Facebook, sofreu diversos problemas que resultaram em adiamentos.
Entre eles a alteração do nome, inicialmente a carteira se chamaria “Calibra” e a moeda “Libra” porém após a decisão de se afastar da imagem do Facebook passou a ser chamada de Diem, uma stablecoin desenvolvida pela Diem Foundation, antes Libra Foundation. A criptomoeda espera ser regularizada e perdeu diversos parceiros, como o Mastercard. Mesmo assim Marcus afirma que a Novi será compatível com a Diem.
https://inmagazine.com.br/post/Facebook-anuncia-pesquisa-para-aprimorar-IA
Portanto sem a presença do Diem a moeda a ser trocada na carteira é a Pax Dollar (USDP), uma criptomoeda estável com valor referente ao dólar americano que Marcus afirma “operado com sucesso por mais de três anos e tem importantes atributos regulatórios e de proteção ao consumidor”.
Os planos iniciais eram lançar uma criptomoeda lastreada em diversas moedas nacionais, porém devido a pressão do governo americano que enxerga uma criptomoeda do Facebook como uma ameaça à soberania do dólar principalmente em países pobres, o projeto foi cancelado e retomado como algo mais simples como a Diem, que ainda está para ser regulamentada.
Foto destaque: Pixabay / Simon