Segundo especialista a inovação dos NFTs fará com que a torcida fique mais engajada com o Flamengo, além de trazer grande retorno ao time
A tendencia de alguns dos maiores times de futebol brasileiro agora é investir no mercado de tecnologia NFTs, para criar fluxos de receita lucrativos, que ao mesmo tempo conseguem fidelizar o torcedor ao time.
O vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, disse em comunicado: “O Flamengo está sempre atento às tendências do mercado para buscar as melhores parcerias para o clube e atender aos anseios dos nossos torcedores. Estamos muito animados com mais esse novo projeto e temos certeza que a Nação Rubro-Negra vai aproveitar muito esse novo produto”.
Em parceria com a Futster, jogo brasileiro que comercializa na sua loja virtual os cards de NFTs colecionáveis para a entrada no universo dos games, agora o Flamengo terá pacotinhos de cards com jogadores Rubro-Negros famosos da atualidade, nomes como o Everton Cebolinha, Arrascaeta, Rodinei, Vidal, Bruno Henrique, João Gomes, Filipe Luís, Santos, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Diego Alves, Hugo, Pablo, Marinho e Thiago Maia.
Futster é o primeiro jogo brasileiro com NFTs colecionáveis de futebol (Foto: Reprodução/Futster)
Cruzeiro
Sendo um dos times brasileiros que é pioneiro no mercado de NFTs, em novembro de 2021 o clube celeste lançou o Cruzeiro Fan Token. Segundo o clube quem adquire ele tem acesso a participar de decisões do cotidiano do time; como decidir as músicas tocadas nos estádios e o design do ônibus dos jogadores, recompensas exclusivas, e se desejar, a contribuir financeiramente.
Atlético Mineiro
Outro que entrou nos serviços de blockchain foi o Atlético Mineiro em maio desse ano, quando realizou um leilão da obra do artista Pedro Nuin, responsável por retratar uma defesa de pênalti do goleiro Victor, de 2013 nas quartas de finais da Copa Libertadores, contra o time de Tijuana.
Corinthians
Em novembro do ano passado, firmando contrato com a Chiliz, empresa líder no uso de blockchain para entretenimento no esporte, o Corinthians foi o primeiro clube brasileiro a lançar uma campanha de NFTs no site de engajamento de fãs, Sócios.com.
Coritiba
Em parceria com a Ligi, em setembro de 2021 o Coritiba Foot Ball Club entrou no mercado de blockchains, e agora disponibiliza os direitos federativos de jogadores desenvolvidos em sua categoria de base na forma de tokens. O NFT do clube foi apelidado de Coritiba Token.
Vasco
No começo desse ano, o Vasco lançou um projeto de NFTs junto a empresa Block4, comercializando ingressos colecionáveis de jogos, e que pode ser expandido conforme o engajamento da torcida.
Foto destaque: Propaganda da Futster para o lançamento dos cards do Flamengo Reprodução/Futster