Orkut Büyükkökten é engenheiro turco responsável pela criação da rede social Orkut.com em 2004. Ele participou neste sábado dia (12) do evento Campus Partys 2022, feira de tecnologia que acontece em São Paulo de 11 a 15 de novembro. Orkut palestrou sobre alguns temas importantes referente a tecnologia, principalmente em sua ligação com as redes sociais contemporâneas.
Em entrevista exclusiva para o g1 Büyükkökten afirmou: “Hoje, mídias sociais são sobre lucro e engajamento. Eles não têm respeito por humanidade e pela sociedade. Então, eu estou trazendo todos os grandes valores do Orkut.com de volta: afeto, gentileza, amor, compaixão, união e paixões”. Disse Orkut.
Orkut Büyükkökten participa de evento em Porto Alegre (Reprodução/GettyImages)
O engenheiro ainda comenta sobre os algoritmos e as vendas de dados para grandes empresas através das redes sociais, que leem os feeds dos usuários dia e noite para coleta de informações onde obtêm publicidade e lucro. Outro fator seria: “as mídias sociais hoje estão causando ansiedade, depressão, isolamento, solidão, doenças mentais e suicídios”. Informa o turco
Com a proposta de retomar as origens da antiga rede social Orkut informa sobre os propósitos que eram essenciais para a composição da ferramenta: “Se você pensar no orkut.com, as pessoas lembram da plataforma como um lugar onde eles conheceram seus melhores amigos, onde conseguiram o emprego dos sonhos, onde se apaixonaram, casaram e tiveram filhos. As pessoas lembram como um lugar que os fazia mais felizes, que os colocava juntos. Esse é o propósito das mídias sociais. Isso fortalece a sociedade e fortalece as comunidades”, Informa.
Em abril deste ano Orkut reativou a URL Orkut.com no acontecido foi demonstrado uma tela escrita Hello (Serviço de rede social) em pausa. Sobre o retorno da rede social Orkut foi cauteloso: “Não posso dizer oficialmente que o Orkut está voltando.” Mas o autor afirma que a nova rede que está em desenvolvimento terá os princípios iniciais do antigo Orkut.
O Orkut foi uma rede social que obteve mais de 400 milhões de usuários, se tornou um grande sucesso no Brasil. A rede contava com ferramentas de interações de usuários através de comunidades. Além de um espaço para depoimentos reservado para amigos e a página de scraps para recados.
Foto Destaque: Logo Orkut Reprodução/Divulgação