Com os avanços tecnológicos e a chegada de diversas ferramentas novas, sempre existe o risco de caírem nas mãos erradas, o que está acontecendo atualmente com frequência nos novos meios digitais, onde criminosos desfrutam das possibilidades de criação de conteúdo gerado pelas inteligências artificiais para aplicar golpes enganando a população.
Atualmente os golpistas estão utilizando uma nova abordagem ao cometer golpes financeiros, usando as inteligências artificiais para gerar um novo tipo de golpes. Uma evidência recente disso é o uso do Chat GPT, a inteligência artificial lançada pela OpenAI no final de 2022, que está sendo empregado para a criação de mensagens fraudulentas aparentemente legítimas.
Criminosos estão desenvolvendo armas mais sofisticadas para enganar suas vitimas ( Foto: reprodução/digitalagro)
Desafiando a Detecção
As ferramentas de criação de texto geram mensagens extremamente semelhantes às usuais utilizadas por empresas de telefonia, e algumas vítimas nem questionam a autenticidade da mensagem. Esse tipo de fraude está se tornando comum na sociedade em virtude das mais inúmeras Inteligências Artificiais de geração de texto, que possuem a capacidade de criar textos convincentes.
Os avanços nas IAs permitem que a criação de conteúdo enganador se torne mais acessível para aqueles com más intenções, visto que os softwares mais modernos têm a capacidade de produzir textos, áudios e até vídeos convincentes, que podem facilmente enganar a população.
A sofisticação desses crimes é uma preocupação crescente para as grandes instituições e em especial para as empresas de segurança. À medida que a IA continua a evoluir e aprimorar sua capacidade de criar conteúdo fraudulento, torna-se essencial que as organizações estejam vigilantes e empreguem medidas rigorosas de segurança para proteger seus clientes e seus próprios recursos financeiros, além de uma régua ética e moral bem definida, visto a linha tênue entre certo e errado na utilização das inteligências artificiais.
Crime envolvendo Inteligência Artificial
No dia 7 de maio, na China, foi realizada a primeira prisão a um crime virtual utilizando IAs. Segundo as autoridades chinesas, o criminoso em questão assumiu que utilizou o famoso software de criação de textos da OpenAI, o ChatGPT, com o intuito de criar fake news utilizando como base notícias reais. O elemento também alegou que utilizou VPN para utilizar o programa, visto que ele não está disponível para uso em território chines.
Foto destaque: ChatGPT, a ferramenta mais famosa de geração de texto. Foto: Reprodução/T. Schneider/ Shutterstock.