Na segunda-feira (5), o FBI (Departamento Federal de Investigação, traduzido para o português) emitiu um alerta sobre golpistas que estão utilizando manipulação de imagens e vídeos com ajuda da Inteligência Artificial (IA), que envolve nudes falsos para extorquir as vítimas. Em comunicado, o departamento de inteligência informou que, desde abril deste ano, recebeu denúncias em que os atores mal-intencionados encontram imagens de uma vítima nas mídias sociais e as editam usando IA para criar conteúdo realista e sexualmente explícito.
Alerta de golpe (Foto: Reprodução/BearyBoo/Pixabay)
A agência disse que houve aumento nas denúncias, as vítimas incluem crianças menores de idade e adultos não consentidos, cujas fotos ou vídeos foram alterados para conteúdo explícito. “As fotos são enviadas diretamente às vítimas por pessoas maliciosas para sextorsão ou assédio. Uma vez circulado, as vítimas podem enfrentar desafios significativos para impedir o compartilhamento contínuo do conteúdo manipulado ou a remoção da Internet”, escreveu o FBI.
Sextorção é quando pessoas ameaçam divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo que pode ser para extorsão financeira ou outro motivo. Segundo o FBI, com base em relatos recentes de vítimas, os atores mal-intencionados normalmente exigiam: Pagamento (por exemplo, dinheiro) com ameaças de compartilhar as imagens ou vídeos com familiares ou amigos de mídia social se o pagamento não fossem recebidos; ou a vítima enviar imagens ou vídeos reais com temas sexuais.
A agência de inteligência também recomendou ao público ter cuidado ao postar ou enviar mensagens diretas com fotos pessoais, vídeos e informações de identificação em mídias sociais e sites online. Embora seja difícil, já que basta algumas imagens ou vídeos para criar uma deepfake, que é o uso da inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões, etc. Ninguém pode estar completamente a salvo de tais esquemas de extorsão, a menos que remova todas as imagens de si mesmos da web. Mesmo assim, os indivíduos podem capturar fotos secretamente na vida real se conhecerem seu alvo pessoalmente.
Foto destaque: Inteligência artificial. Reprodução/Gerd Altmann/Pixabay