Um novo recurso que fornece informações sobre as publicidades em suas plataformas foi anunciado pelo Google nesta quarta-feira (29). Com a ferramenta, o usuário pode ver informações sobre a empresa que faz anúncios de produtos e serviços no buscador, no Google Discover e no YouTube.
Além disso, é possível saber as áreas onde os anúncios são vistos, a última vez que foram rodados e o seu estilo. “Se você está vendo um anúncio de uma marca de cuidados com a pele que esteja interessado, mas não reconhece a empresa ou se está curioso para saber se reconhece outros anúncios dessa marca, é possível verificar nessa ferramenta”, revelou o Google.
O recurso de transparência para anúncios na web faz parte do compromisso do Google de tornar a publicidade online mais transparente e responsável. Segundo a empresa, o objetivo é dar aos usuários mais controle sobre os anúncios que recebem e ajudá-los a tomar decisões informadas sobre quais anúncios interagir.
O Google afirma que o recurso de transparência está sendo lançado gradualmente e estará disponível para todos os usuários em breve. A empresa também está trabalhando com outras organizações e reguladores para criar padrões globais de transparência e responsabilidade na publicidade online.
De acordo com o relatório de segurança de 2022 do Google, foram excluídos mais de 5,2 bilhões de anúncios que violavam suas políticas, 2 bilhões a mais do que em 2021. A empresa ainda reduziu 4,3 bilhões de anúncios e interrompeu 6,7 milhões de contas de anunciantes.
Ferramenta do Google revela dados sobre anúncios aos usuários. Foto: Reprodução/Google
Saiba como funciona
- Toque nos três pontinhos ao lado de um anúncio nas plataformas do Google para ver o “Minha Central de anúncios”;
- Nesta aba terá os dados do anunciante e se ele tem verificação;
- Nessa tela, o usuário pode avaliar o anúncio, impedir que ele apareça ou reportar se ele desrespeita a política da empresa, e ainda controlar a quantidade de anúncios da mesma categoria.
Foto destaque: Sede do Google. Reprodução/Tecnoblog