Governo Federal lança plataforma para identificar obras paralisadas nos Estados e municípios

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

Uma nova plataforma irá auxiliar os estados e municípios a indicar ao governo federal as obras que estão paradas em suas regiões. Intitulado de Mãos à Obra, o sistema, criado na última sexta-feira (10), tem o objetivo facilitar a comunicação dos governos locais com o governo federal e realizar um diagnóstico quanto as obras paralisadas ou inacabadas e que precisam retomadas com prioridade.

A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro) com um tempo recorde de apenas 30 dias. A partir de agora os governos locais têm como atribuição atualizar o banco de dados para que o governo federal mapeie e identifique as prioridades.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Mãos à Obra, desenvolvido em tempo recorde pelo Serpro, foi apresentado hoje aos prefeitos e dirigentes de entidades municipalistas pelo presidente <a href=”https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw”>@LulaOficial</a>.<br><br>Retomada das obras é esforço conjunto do <a href=”https://twitter.com/govbr?ref_src=twsrc%5Etfw”>@govbr</a>, liderado pela <a href=”https://twitter.com/casacivilbr?ref_src=twsrc%5Etfw”>@casacivilbr</a> e <a href=”https://twitter.com/gestaogovbr?ref_src=twsrc%5Etfw”>@gestaogovbr</a>. <a href=”https://t.co/hWeaK3RUaN”>https://t.co/hWeaK3RUaN</a></p>&mdash; Serpro (@SERPRO) <a href=”https://twitter.com/SERPRO/status/1634306553586106371?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 10, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Aplicativo foi lançando na última sexta-feira em cerimônia no Planalto do Pálacio. Reprodução/Twitter


As informações deverão ser lançadas pelos gestores municipais e estaduais até 10 de abril. É importante realizar as atualizações o quanto antes, pois as demandas serão respondidas seguindo a ordem de envio. Sendo assim, quem enviar primeira terá sua demanda analisada mais cedo.

No lançamento, o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, comemorou a conquista. “Estamos muito orgulhosos do resultado técnico e da entrega de valor que alcançamos neste primeiro projeto para o Governo Lula. Assim que o Serpro recebeu a missão de construir, em menos de 30 dias, uma plataforma digital que possibilitasse realizar o diagnóstico da situação das obras inacabadas no país, constituímos uma equipe digital multidisciplinar e graças aos profissionais experientes da casa, que rapidamente engajaram o cliente no modelo de trabalho de ciclos curtíssimos e contínuos de desenvolvimento, aplicamos o que temos de melhor em termos de agilidade, inovação, experiência do usuário e arcabouço tecnológico. Podemos celebrar mais essa conquista no avanço da retomada de desenvolvimento do país”, disse Amorim.

A ideia é que neste primeiro momento sejam priorizados projetos voltados à saúde, educação, à cultura e ao esporte, além de obras ligadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida e projetos sociais do Ministério das Cidades.

Os usuários poderão acessar a plataforma no Portal Gov.Br utilizando o login único do governo federal.

Foto: Serão priorizadas projetos voltados à saúde, educação, à cultura e ao esporte. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário