Grupo Stellantis utiliza 5G em sua fábrica no Brasil em parceria com Tim e Accenture

Miguel Salles Por Miguel Salles
3 min de leitura

Considerada a 4° maior fabricante de veículos do mundo, o grupo Stellantis é uma fusão entre os antigos grupos FCA, que comportava as marcas: Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Iveco, Chysler, Dodge, Jeep, Ram e Mopar, e o antigo grupo PSA ou Peugeot-Citroen, que controlava as marcas: Peugeot, Citroen, DS Automobiles, Opel e Vauxhall.  

https://inmagazine.com.br/post/Icone-do-off-road-Land-Rover-apresenta-o-novo-Range-Rover-2022-recheado-de-novidades

https://inmagazine.com.br/post/Amazon-divulga-resultados-de-terceiro-semestre-de-2021

https://inmagazine.com.br/post/Facebook-e-Instagram-vao-rotular-postagens-sobre-a-eleicao-presidencial-de-2022

O grupo recentemente uniu forças com a operadora de telefonia Tim e a empresa de consultoria Accenture para criar um projeto piloto de 5G que já se encontra em testes no polo automotivo de goiana em Pernambuco. O sistema foi implementado ao ambiente industrial por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing.


Jeep Compass, modelo de sucesso da Jeep produzido na fábrica do grupo Stellantis em Goiana (PE). (Reprodução/Stellantis)


Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo Stellantis de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G”, afirma o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa. “É uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda da nova tecnologia e das possibilidades trazidas pelo 5G”, acrescenta.


Fiat Toro, modelo da Fiat produzido na fábrica do grupo Stellantis em Goiana (PE). (Reprodução/Stellantis)


O projeto-piloto já se encontra integrado ao chão da fábrica e na manufatura dos modelos. “O projeto visa assegurar a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, trazendo ganhos de qualidade nos processos de montagem subsequentes”, explica André Souza, CEO da Stellantis para a América do Sul. “Na planta, são produzidos quatro modelos que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. Este controle é fundamental em uma linha flexível, como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”, completa.


Jeep Commander, quarto modelo produzido na fábrica do grupo Stellantis em Goiana (PE). (Reprodução/Stellantis)


A planta de Goiana em Pernambuco hoje produz modelos baseados na plataforma small-wide 4×4 como a picape monobloco Toro, os suvs Jeeps Renegade, Compass e o novo Suv de 7 lugares Commander, podendo futuramente produzir modelos de outras marcas do grupo em outras arquiteturas. 

Foto em destaque: Imagem de divulgação da Stellantis sobre a implementação da rede 5G em sua fábrica em Goiana (PE). (Reprodução/Stellantis)

Deixe um comentário

Deixe um comentário