A empresa britânica Engineered Arts, especialista em máquinas humanoides, lançou seu novo robô intitulado Ameca. A característica que mais impressionou os internautas foi a grande semelhança com os seres humanos.
O momento em que o robô ”acorda para a vida” viralizou e deixou muitas pessoas impressionadas, enquanto outras ficaram ”assustadas”. O vídeo desse momento histórico foi revelado essa semana.
Apesar do lançamento oficial ser na próxima semana, no evento Consumer Eletronics Show (CES) 2022, alguns detalhes desse modelo foram divulgados pela fabricante.
Através do seu anúncio, a empresa explicou que “Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo”. Os criadores também afirmam que ele pode servir como uma plataforma para desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.
“A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas”, explica Will Jackson, CEO da empresa, em entrevista à Reuters. “É por isso que construímos esses robôs expressivos”.
Contudo, mesmo com a alta tecnologia, o Ameca não possui a habilidade de caminhar. De acordo com a Engineered Arts, isso é uma tarefa difícil, porém está nos planos do desenvolvimento. O modelo estará disponível para a venda, aluguel e participações de eventos.
“O custo é realmente variável de acordo com as capacidades de cada unidade, mas fica acima de 100 mil (libras) no Reino Unido, e será realmente sobre o que você precisa que seu robô faça”, confirmou Jackson.
Público fica ‘assustado’
O vídeo mostra o Ameca começando a circular rapidamente pelas redes e com isso, vieram os comentários apontando o grande realismo do robô. Um influencer famoso de tecnologia, Marques Brownlee, foi um dos que ficaram ”assustados” com o momento.
Guys calm down, stop freaking out, it’s just a bunch of actuators and motors with rubber stretched over them to simulate facial movement. It’s all preprogrammed. It’s just for research.
Internally: nope nope nope nope nope https://t.co/cNQfZosaJN
— Marques Brownlee (@MKBHD) December 2, 2021
“Calma pessoal, parem de enlouquecer, é só um monte de atuadores e motores com borracha esticada sobre eles para simular o movimento facial. Está tudo pré-programado. É apenas para pesquisa”, disse. Logo completou: “Internamente: não, não, não, não, não, não”.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Robo-vivo-se-torna-capaz-de-se-reproduzir
Empresa tem foco em fazer robôs para entretenimento
A Engineered Arts trabalha com o desenvolvimento de robôs humanoides no Reino Unido. As máquinas são utilizadas em parques temáticos, empresas e centros de ciência. Com mais de 100 dos seus robôs sendo utilizados ao redor do mundo, o Ameca é o mais avançado entre eles.
Foto Destaque: Reprodução/Engineered Arts/g1