IA Impulsiona Produtividade no Ambiente de Trabalho e Cria Novas Profissões 

Dione Silva Por Dione Silva
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Um recente estudo revelou que a adoção da Inteligência Artificial (IA) no suporte ao cliente trouxe impressionantes ganhos de eficiência, aumentando em 13,8% o número de resoluções de problemas por hora. Os profissionais que utilizaram a IA conseguiram participar de múltiplos chats simultaneamente, reduzindo em 9% o tempo gasto em cada interação e gerenciando 14% mais conversas por hora. Surpreendentemente, até mesmo funcionários com apenas dois meses de experiência, ao adotar a IA, obtiveram desempenho comparável a profissionais com seis meses de experiência, que não utilizavam a tecnologia. Além disso, a IA contribuiu para uma significativa diminuição de quase 9% no turnover de funcionários, em comparação com aqueles que não utilizaram a IA. Esses resultados destacam o impacto positivo e promissor da IA no ambiente de trabalho. 


A aproximação da empresa a tenclogia é primordial para o mercado (Foto: reprodução/O Seu Jornal)


Contudo, apesar dos benefícios evidentes, um novo estudo da Leadership IQ, empresa de pesquisa em liderança, aponta que 73% dos líderes admitem ter pouca ou nenhuma experiência com ferramentas de IA. A pesquisa revelou também que 55% dos líderes acreditam que seus funcionários são indiferentes, relutantes ou resistentes à adoção da IA.

Apresentando funcionários para a tecnologia

Para garantir o sucesso das empresas nessa era tecnológica, é fundamental incentivar imediatamente o uso da IA pelos funcionários. Mesmo que seja inicialmente com pequenas tarefas, é crucial que as pessoas experimentem o poder dessa tecnologia para abraçar plenamente seu potencial. Além disso, a IA pode ser uma aliada valiosa na gestão de reuniões, como mostrado em um tutorial que apresenta como a tecnologia pode transcrever chamadas em segundos e fornecer resumos claros, apontando responsabilidades individuais e até mesmo escrevendo e-mails de acompanhamento. 

Três novas profissões criadas pela IA:  

1-Especialistas em ética da IA: são fundamentais para garantir que o desenvolvimento tecnológico esteja em consonância com questões éticas e humanitárias. A regulamentação, segurança e governança também estão em pauta, e advogados especializados em questões jurídicas relacionadas à IA desempenharão um papel cada vez mais importante nesse cenário. 

2-A curadoria de informações para IA: é outra área em crescimento, sendo responsável por garantir que as informações fornecidas à IA sejam precisas e livres de viés. Esses profissionais são cruciais para melhorar as interações dos usuários com interfaces conversacionais e acompanhar os objetivos de negócio. 

3- Os designers de prompts para IA: são especializados na interação entre humanos e tecnologia. Eles criam perguntas, instruções e demandas comuns que facilitam a comunicação entre usuários e sistemas de IA, como o ChatGPT. Esses profissionais identificam as necessidades dos usuários e projetam prompts que permitem à IA compreender suas intenções de forma clara e precisa, proporcionando uma experiência de conversa otimizada e agradável. Isso garante uma interação mais natural e uma experiência de usuário satisfatória. 

Foto destaque: adotar a AI nas empresas é de certo a melhor ideia para a organização. Reprodução/Interempresas

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