Foi veiculado à mídia na última segunda-feira (3) que as operadoras de telefona AT&T e Verizon adiaram a inauguração do 5G nos EUA após fechar acordo com as companhias aéreas. A nova data de lançamento será em 19 de janeiro sob o pretexto de que as empresas de aviação precisam de mais tempo para analisar os riscos de uma possível interferência nas aeronaves, causada pela nova banda de frequência do 5G.
Segundo representantes da indústria aérea, um rascunho do acordo acertado entre as empresas de telefonia e as companhias aéreas comprova um adiamento de 15 dias para a inauguração da internet 5G no país.
Em depoimento à AFP (Agência Francesa de Imprensa), um porta-voz da AT&T confirmou o acordo firmado com o Departamento dos Transportes e que “se aceitou duas semanas a mais para a implantação do serviço”.
Loja física da operada norte-americana AT&T. (Foto: Reprodução/Rafa Geeks).
Mediante a fala de outra funcionário de aviação, ambas as operadoras “concordam em não implantar a tecnologia 5G em 5 de janeiro, ou seja, na quarta-feira, mas em 19 de janeiro”.
Durante o último domingo (2), a Verizon e a AT&T tinham rejeitado o novo pedido das autoridades para adiar novamente o início da transmissão de rede 5G, a qual já estava programada para lançamento nesta quarta-feira (5).
“Ninguém assinou nada ainda, mas, no momento, estamos processando a demanda deste período de duas semanas”, disse um representante das companhias aéreas.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/A-preparacao-para-a-chegada-do-5G
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Elon-Musk-deseja-investir-na-tecnologia-5G-no-Brasil
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/O-leilao-do-5G-e-a-corrida-das-operadoras
As companhias aéreas se preparavam para entrar com processos legais na justiça para obrigar o adiamento, caso não conseguissem entrar num acordo com as operadoras. Contudo, acertado o acordo, o intervalo de duas semanas foi o tempo delimitado pelo trato para as companhias fazerem todas as alterações necessárias, as quais precisarão ser revistas pela autoridade reguladora da aviação federal da nação, a FAA, “para garantir que cumprem todas as condições de segurança para os voos”.
Foto de destaque: Reprodução/Invest News.