Um novo programa, feito pela empresa de tecnologia Wist, pode recriar antigas experiências da vida de uma pessoa. A possibilidade se dá pela utilização de um óculos de RV (realidade virtual), que consegue transformar qualquer momento gravado em uma prática imersiva.
Para experimentar o recurso, o usuário terá que baixar o aplicativo Vivid, responsável por adaptar uma filmagem padrão, feita no modo 2D, para um modelo mais avançado, o 3D. A partir disso, será possível passar as imagens para aparelhos de realidade virtual. O processo tende a ser simples, já que a nova plataforma poderá ser instalada nos smartphones.
Andrew McHugh, fundador da Wist, credita o desenvolvimento do projeto às modernas funcionalidades dos celulares, que têm sensores e softwares avançados. “Podemos transformá-lo em realidade. Durante a captura, conseguimos salvar a cor, a profundidade, a pose do dispositivo, o áudio e todas as outras informações da cena”, ressaltou o empresário.
Cena da série Black Mirror (Foto: Netflix).
A ideia pode soar como algo familiar para os fanáticos por séries. Isso porque o programa foi inspirado na trama de Black Mirror, considerado um dos grandes sucessos da Netflix. Em sua primeira temporada, os personagens se deparam com uma tecnologia que grava e recria momentos do passado de cada um, exatamente o que deve fazer o aplicativo desenvolvido pela empresa.
Dividida em cinco temporadas, a ficção explora a interação entre os seres humanos e a tecnologia, com ênfase nas consequências adversas que essa junção pode causar. A sua estrutura é curiosa. Segundo Charlie Brooker, idealizador da série, cada episódio tem elenco, cenário e realidade diferente dos outros, o que possibilita o telespectador assistir as mais diversas histórias.
O aplicativo está em fase de testes, por isso os vídeos ainda apresentam falhas e algumas cenas ficam com partes ausentes. A intenção da Wist é lançá-lo oficialmente quando esses problemas forem corrigidos.
Foto destaque: Óculos de realidade virtual (Foto: Hardware).