Não é de hoje que a tecnologia tem ajudado as pessoas e as empresas, mas as apostas é que em 2023 esses avanços ajudem mais ainda as empresas com a inteligência artificial.
Mesmo com a taxa de desemprego desacelerando, as empresas reclamam que não tem encontrado candidatos qualificados para determinados postos de trabalho. É nesse momento que o uso da inteligência artificial poderá ajudar as empresas a atingir suas metas.
Além disso, as automações controladas por inteligência artificial podem trazer benefícios às empresas, como economia de tempo e dinheiro no desempenho de determinadas funções repetitivas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Computação pós-quântica, criptografia e inteligência artificial, é claro, devem dar o tom do mercado de tecnologia do próximo ano. Veja algumas das principais expectativas. <a href=”https://t.co/D9KVxP1t8e”>https://t.co/D9KVxP1t8e</a></p>— Giz Brasil (@giz_brasil) <a href=”https://twitter.com/giz_brasil/status/1609255430462611458?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 31, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A inteligência artificial deve trazer avanços em 2023. (Reprodução/Twitter)
No final do ano passado, o site Entrepreneur elencou algumas maneiras pelas quais a inteligência artificial irá transformar o mundo neste ano. Segundo o site, em breve veremos o surgimento de novas ideias como soluções para resolver os desafios, isso fará com que surjam novas startups unicórnio.
Outra aposta é de que a inteligência artificial será o tempero no novo sabor de uma foça de trabalho globalizada. Com a utilização dessa tecnologia, as empresas poderão flexibilizar o horário e local de trabalho dos funcionários, permitindo uma qualidade de vida melhor e como consequência, a empresa conseguirá reter os talentos em sua força de trabalho e um melhor desempenho dos trabalhadores.
Para o Entrepreneur a inteligência artificial e automação hiperescala nos atingirão em onda. Atualmente, já vivenciamos essa automação nos atendimentos em sites de bancos ou lojas, onde já podemos presenciar as assistentes virtuais, mas a tendência é que esse tipo de atendimento aumente com o tempo.
Mas com toda essa tecnologia surgem a preocupação dos trabalhadores, principalmente em algumas atividades. Um estudo realizado por pesquisadores de uma escola técnica da Suíça aponta que alguns setores que empregam muita mão de obra atualmente podem ser afetados, como indústria e fábricas de processamento de carnes. Em contrapartida, a área de educação e treinamento poderá ser a menos afetada pela mecanização.
Foto destaque: Inteligência artificial deve ser a aposta de 2023. Reprodução/Flickr: Pablo Quezada