Japão planeja desbancar Apple e Android criando aplicativos para pagamentos

O Japão planeja entrar na concorrência contra dois gigantes: Apple e Android. A estratégia do Governo Japonês é acabar com o duopólio que existem entre esses dois sistemas operacionais. Um painel do governo japonês afirmou que o país pretende proibir que as principais operadoras de lojas de aplicativos obriguem os desenvolvedores de software a utilizar […]

18 jun, 2023

O Japão planeja entrar na concorrência contra dois gigantes: Apple e Android. A estratégia do Governo Japonês é acabar com o duopólio que existem entre esses dois sistemas operacionais. Um painel do governo japonês afirmou que o país pretende proibir que as principais operadoras de lojas de aplicativos obriguem os desenvolvedores de software a utilizar exclusivamente seus próprios sistemas de pagamento. 

O relatório final do painel, publicado na semana passada, disse que as grandes fornecedoras de sistemas operacionais (SO) de smartphones serão obrigadas a oferecer aos usuários formas alternativas de obter aplicativos de uma maneira mais segura, além de suas próprias lojas de aplicativos.


Japão planeja desbancar Apple e Android criando aplicativos para pagamentos

Japão entrará forte nessa concorrência para desenvolver novos aplicativos de pagamentos. Foto: (Reprodução)


No Japão, o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis é praticamente dividido entre os dois principais conglomerados, a Apple com o iOS e o Google com o Android, criando uma situação de duopólio. O relatório final disse que as medidas legislativas necessárias serão analisadas em seguida, e o diário Asahi Shimbun noticiou no último sábado (17) que o governo enviou um projeto de lei relacionado ao Congresso para o próximo ano.

APPLE E ANDROID DOMINAM OS SISTEMAS OPERACIONAIS

Apple e Android são os dois “gigantes” no ramo. Entenda como os dois surgiram.

O Android foi lançado oficialmente em 2008, mas a história do SO começou bem antes, em 2003. Rich Miner, Nick Sears, Chris White e Andy Rubin criaram a empresa Android Inc., na Califórnia. No início, o objetivo do grupo era de que o Android fosse um sistema operacional para câmeras digitais. No entanto, em reuniões com investidores mostraram que esse nicho não tinha potencial, fazendo com que a empresa mudasse o seu foco para os celulares. Não demorou muito e em 2005 o Google comprou a Android Inc. por US$ 50 milhões. O primeiro aparelho com a primeira versão do Android a chegar no mercado foi o HTC Dream, anunciado em setembro de 2008.


Japão planeja desbancar Apple e Android criando aplicativos para pagamentos

Ilustração do SO Android. Foto: (Reprodução)


Já o iOS, antigamente chamado de iPhone OS, é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, iPod Touch. A Apple, lançada em 2007, não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. As versões principais do iOS são lançadas anualmente.

Foto Destaque: Pessoa segurando um celular. Reprodução/Internet

Mais notícias