Os Reguladores da União Europeia aplicaram milhões em multa na empresa Meta, controladora do Facebook no dia 4 (quarta-feira) deste mês. O motivo é a violação da privacidade, eles foram proibidos de forçar os seus usuários do bloco de 27 nações a concordarem com anúncios personalizados que são baseados em suas atividades online. A Comissão da Proteção de Dados da Irlanda, aplicou duas multas, uma no valor de US$ 414 milhões e US$ 2,2 milhões totalizando o valor de US$ 390 milhões de euros (equivalente a R$ 2,2 bilhões. Essa decisão pode abalar os modelos de negócios da Meta. A empresa disse que vai concorrer.
Não é só a empresa Meta que está sob a pressão das regras de privacidade da União Europeia, considerada uma das mais rigorosas do mundo. Os irlandeses já aplicaram outras quatro multas por violação de privacidade de dados desde 2021. A empresa também enfrenta dificuldades com as autoridades antrituste da UE em Bruxelas, eles acusaram a empresa no mês passado de distorcer a concorrência em anúncios classificados.
O Regulador da UE (Reuters)determinou que a empresa não pode exigir que os usuários concordem com anúncios personalizados (Foto: Reprodução/istoédinheiro)
Anteriormente, a Meta informava aos usuários e solicitava o consentimento deles para processar seus dados pessoais para difundir com os anúncios personalizados ou comportamentais, baseado no que os usuários pesquisam online, nos sites que visitam e nos vídeos que clicam. Quando o General Data Protection Regulation (GDPR), entrou em vigor a empresa mudou a base legal por onde processa os dados dos usuários, forçando efetivamente que os mesmos concordam que os seus dados possam ser usados.Isso viola as regras de privacidade da UE.
Inicialmente o órgão regulador da Irlanda, ficou ao lado da empresa, mas mudou a sua posição depois que o projeto de decisão foi enviado a um conselho de reguladores de proteção de dados da UE,muitos se opuseram. Em sua decisão final, o órgão da irlanda disse que a Meta “não tem o direito de confiar na base legal do contrato” para exibição de anuncios personalizados no Facebook e no Instagram.
Capa Destaque:Usuários estão insatisfeitos com o método aplicado pela empresa. Foto: Reprodução/oglobo.