A Meta, dona do Facebook, Instagram, Whatsapp e outros, anunciou na semana passada durante evento para seus programadores, “Meta AI Infra Scale”, estratégias para acompanhar o crescimento do uso da Inteligência Artificial generativa para concorrer com os já conhecidos Bard, do Google e o ChatGPT.
Durante o evento foram anunciadas diversas novidades, mas as que mais chamaram a atenção foram os equipamentos estruturais, no qual o principal objetivo é criar uma base necessária para ter o poder de processamento voltado par os sistemas de IA mais sofisticados.
A Meta promete entrar forte na área da IA. (Foto: reprodução/ Olhar Digital)
A Meta, mês passado, lançou um modelo de IA na qual identifica objetos individuais dentro de uma imagem, juntamente com um conjunto de dados de anotações de imagem que, de acordo com a empresa, é o maior já criado desse tipo.
“Estamos realizando investimentos em infraestrutura de IA para possibilitar novas experiências e eficiência em nossos aplicativos, ao mesmo tempo em que garantimos a capacidade de impulsionar a pesquisa de longo prazo e a inovação tecnológica”, destacou a empresa, em comunicado.
Falando um pouco mais sobre cada produto lançado, o RSC, Supercomputador de IA Research SuperCluster, será o primeiro. Ele é um dos mais rápidos dentre os supercomputadores de IA no mundo e é uma das apostas da empresa para inovar nesse ecossistema.
Foi apresentado também o Acelerador de Treinamento e Inferência da Meta (MTIA) que nada mais é do que a primeira versão dos chips aceleradores personalizados, que foram desenvolvidos internamente pela empresa.
A Meta agora tem também o Processador de Vídeo Escalável da Meta (MSVP), que, para atender às demandas de vídeo da Meta, remete aos esforços internos. Além disso tem o Projeto data center de última geração, que será o hub de IA da Meta no mundo. Por fim, o Code Compose é um olhar para um assistente de programação baseado em IA generativa que a Meta desenvolveu internamente.
Foto destaque: Mark Zuckerberg, principal figura da Meta. Foto: reprodução/ O Tempo