A empresa Meta, proprietária das redes Instagram, WhatsApp e Facebook, disse nesta última terça-feira (9), em um comunicado, que adicionará mais proteções às informações do que adolescentes podem ver no Instagram e no Facebook. A decisão aconteceu logo depois que órgãos reguladores do mundo todo pressionaram a empresa de mídia social a limitar conteúdos potencialmente prejudiciais.
A empresa colocará nas configurações de controle de conteúdo condições mais restritivas no Instagram e no Facebook e irá restringir termos de pesquisa adicionais no aplicativo de compartilhamento de fotos.
Motivo da mudança
A Meta está sob pressão tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Isso ocorre por consequências de alegações de que as suas aplicações ocasionam vício e ajudam a alimentar uma crise de saúde mental juvenil.
Foto: Jovens usarão redes com mais proteção (Reprodução: foto/site/fortestecnologia)
Os procuradores gerais de 33 estados dos Estados Unidos, incluindo Califórnia e Nova York, processaram a empresa em outubro de 2023, alegando que ela enganou repetidamente o público sobre os perigos de suas plataformas. Na Europa, a Comissão Europeia partiu em busca de informações sobre como o Meta protege as crianças de conteúdos ilegais e prejudiciais.
Um ex-funcionário da Meta chegou a mencionar que a empresa estava ciente do assédio e de outros danos enfrentados pelos adolescentes em suas plataformas, mas não tomou nenhuma iniciativa sobre o caso.
Como será o uso após atualização
A atualização tornará mais difícil para os adolescentes encontrarem conteúdo ofensivo, como suicídio, automutilação e transtornos alimentares, quando usarem recursos como “Pesquisar” e “Explorar” no Instagram, segundo a Meta.
O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, afirmou que as medidas, que devem ser implementadas nas próximas semanas auxiliam a proporcionar uma experiência mais “adequada à idade”.
A organização, que nos últimos anos tem enfrentado uma competição acirrada com o TikTok, visa, com essa mudança, atrair mais anunciantes, e almeja que as jovens continuem comprando seus produtos à medida que crescem.
Foto de destaque: Logo da Meta (reprodução/site/folhadesaopaulo)