Na semana passada, a montadora chinesa Nio surpreendeu o mundo automotivo ao lançar uma bateria para veículos elétricos (VE) com incríveis 1.000 km de autonomia. William Li, CEO da Nio, anunciou a inovação em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, durante uma jornada de 14 horas entre Xangai e Xiamen, no qual enfrentou temperaturas frias e concluiu com notáveis 3% de bateria restante.
A revolucionária bateria de 150 kWh da Nio, responsável pelo impressionante desempenho do ET7 (Foto: reprodução/InsideEVs)
William Li conduziu o trajeto a bordo do modelo ET7, destacando o desempenho excepcional do veículo e da bateria de 150 kWh. “Para além das expectativas de todos, o ET7 e a bateria de 150 kWh jogaram quase perfeitamente! Partimos de Xangai às 6h e finalmente chegamos às 20h33 na cidade de Xiamen”, comentou entusiasmado.
A bateria de 150 kWh, que se espera que entre em produção em larga escala no próximo ano, pode ser adquirida separadamente por mais de US$ 42 mil. Este valor é comparável ao preço de um Tesla Model Y na China, conforme informado pelo Business Insider.
Apoio governamental e estratégia de capital para superar desafios
Apesar do sucesso tecnológico, a Nio registrou perdas de US$ 835 milhões no segundo trimestre deste ano, o que, considerando o número de veículos vendidos, representa cerca de US$ 35 mil de prejuízo por unidade, conforme relatório do The New York Times. Contudo, a empresa conta com um sólido apoio do governo chinês e de bancos estatais, superando um período de dificuldades financeiras em 2020 com uma injeção de capital.
As ações da Nio, listadas na bolsa americana NYSE, estão cotadas em torno de US$ 9 (aproximadamente R$ 43), conferindo à montadora um valor de mercado estimado em US$ 16,1 bilhões. A empresa continua atraindo atenção como uma das principais forças do setor de VE na China e no cenário global.
Elon Musk do oriente e a revolução da Nio
William Li, CEO da montadora chinesa Nio, tem sido frequentemente apontado como o “Elon Musk do Oriente”, uma comparação que destaca sua influência marcante na indústria de veículos elétricos. Esta analogia parece surgir das semelhanças percebidas em suas abordagens inovadoras e na capacidade de liderar empresas revolucionárias. O recente lançamento da bateria para veículos elétricos pela Nio, com autonomia impressionante de 1.000 km, durante uma jornada de 14 horas conduzida por Li, solidifica ainda mais seu papel de destaque. Essa associação não apenas reconhece o impacto significativo de Li, mas também sublinha a importância global da Nio na vanguarda da revolução dos veículos elétricos.
Foto destaque: William Li conclui a jornada com apenas 3% de bateria restante no Nio ET7 (Reprodução/Business Punk)