A Agência Espacial Norte Americana, conhecida como NASA, comunicou que está preparando helicópteros, do tipo espacial, para serem enviados até a órbita do planeta Marte para coletarem amostras para pesquisas. Os helicópteros que serão usados na missão espacial foram projetados seguindo o modelo Ingenuity.
Essa será a segunda missão espacial de robôs em Marte, dezessete meses depois do robô Perseverance pousar na órbita do planeta vermelho. Na época o Perseverance conseguiu coletar cerca de 11 amostras de rochas do planeta, essas amostras coletadas ajudaram os cientistas na criação de um registro geológico que ajude a entender a evolução de Marte no caráter ambiental do planeta.
Helicóptero espacial coletará novas amostras do terreno do planeta Marte (Foto:Reprodução/AgênciaBrasil)
Além do anúncio do envio dos helicópteros espaciais para Marte, a NASA também anunciou que no ano de 2027 está programado duas missões espaciais de seus robôs. A Mars Sample Return, MSR, será lançada em 2027 em busca das primeiras amostras de rochas de um planeta alienígena, ainda em 2027 a NASA comunicou que lançará o projeto Earth Return Orbite, o lançamento deve ocorrer no outono.
Uma outra missão está programada para o ano de 2028, deve ocorrer no verão e tem o nome de Sample Retrivial Lander, as amostras coletadas nessa missão estão previstas para chegarem à Terra em 2033, caso tudo ocorra como o planejado, segundo a NASA.
A NASA ainda projeta uma combinação entre a sonda e o foguete em Marte para que consiga o retorno à Terra transportando as amostras coletadas pelo robô Perseverance. Essa combinação é tratada como fundamental para o transporte seguro das amostras sem que nenhuma delas seja danificada no caminho da Terra.
Um Lander de recuperação de amostras será enviado à Marte acoplado juntamente com um foguete de pequeno porte, após o braço robótico coletar as amostras, a sonda lançaria o foguete de volta em direção ao planeta Terra.
Foto destaque: Robô em Marte Reprodução/RevistaGalileu