A Apple, gigante da área de tecnologia, planeja uma interface totalmente nova para Iphones, mostrando informações que antes não eram exibidas, como compromissos de calendário, previsão do tempo e nova estética para mostrar as notificações. Estas melhorias fazem parte de uma série de novos recursos que será implementado com a atualização de software IOS 17.
As novas informações serão exibidas quando o aparelho estiver bloqueado e posicionado de maneira horizontal, funcionando de maneira semelhante aos monitores produzidos pelo Google. Segundo pessoas que possuem conhecimento do projeto, a intenção é tornar os iphones mais úteis e práticos quando estão, por exemplo, posicionados sobre uma mesa ou um criado mudo.
As mudanças fazem parte da estratégia da Apple de incorporar informações transmitidas em tempo real em mais partes do software da companhia. A nova interface faz parte de uma série de mudanças programadas para o IOS 17, sob o codinome “Dawn”. A atualização deve ser lançada para os consumidores até o final de 2023. A empresa americana pretende anunciar as alterações junto do seu aparelho de realidade mista na Conferência Mundial de Desenvolvedores, que acontecerá no dia 5 de junho.
A nova configuração de tela da Apple será muito parecida com a introduzida pelo Android básico em 2019. A Amazon também possui esta configuração em seus tablets.
Echo Show, dispositivo da Amazon que servirá de inspiração para a Apple. Reprodução: Divulgação/Amazon
O recurso será com fundo escuro e texto claro, facilitando a leitura, e será baseado no lançamento dos widgets de tela de bloqueio da empresa, lançados ano passado, no IOS 16, que permite aos usuários a leitura de informações de maneira vertical.
A Apple avalia outras formas de transformar os aparelhos em monitores domésticos. Incluindo o desenvolvimento de um tablet de custo reduzido que pode ser magneticamente fixado em paredes e suportes, apesar do projeto estar caminhando em um ritmo lento. O tablet deve funcionar para a Apple como um aparelho de entrada no setor de monitores inteligentes para a casa. O aparelho será projetado para controlar termostatos, luzes, e também pode ser usado para chats do Face Time.
Foto destaque: Sede da Apple na Califórnia. Reprodução: Unsplash/Laurenz Heymann