Com o intuito de deixar o aplicativo ainda mais completo, uma nova versão vem sendo testada e pode ganhar outras novidades nos status; ainda no beta para PC pode chegar em breve nos celulares. O que se pode esperar é a possibilidade de reagir às postagens dos amigos com emojis, recurso parecido aos stories do Instagram.
Logo do WhatsApp (Foto: Reprodução/Getty Images)
Divulgado pelo site especializado WABetaInfo, a novidade foi compartilhada no último sábado (30), porém, ainda na versão beta para computador. Segundo a página, o teste da nova funcionalidade pode chegar logo nos aplicativos beta para dispositivos móveis iOS e Android.
Denominado “reações rápidas”, oito emojis podem ser exibidos no rodapé da página que o usuário pode selecionar para demonstrar seu “sentimento” àquele status. É importante dizer que as ‘carinhas’ são iguais às utilizadas nos stories do Insta; como um rosto sorrindo, com ‘olhos de coração‘, e o confete de festa. A exceção vale para o emoji símbolo de fogo, que foi trocado no WhatsApp pelo ícone de mãos juntas em oração.
Complementando sobre as questões de melhorias no app, o site especializado WABetaInfo, quando o usuário reage à um status, o emoji que é enviado para o contato que se está conversando, é simples. O site não especifica se uma miniatura do Status é exibida no chat para trazer contexto ao envio da figurinha. Também não foi mencionado pelo portal se o usuário poderá escolher outros emojis além dos já padronizados para reagir.
Indo mais além nas novidades, o app de conversas instantâneas também projeta dar ao usuário a capacidade de visualizar o status diretamente na lista de conversas da página inicial. Função semelhante já existe no Instagram, em que um anel na cor verde indica que aquele contato possui status ativo para ser visto.
E se fossem criadas enquetes nas conversas em grupo? Pois o WhasApp também estaria testando mais essa função, que foi descoberta em março deste ano, recurso que está no beta para celulares. Com um funcionamento simples, alguém envia uma pergunta e cada membro do grupo pode votar na opção que preferir e todos os participantes podem ver o resultado, menos visualizar o voto individual de cada pessoa. Essa função de enquete, segundo o portal americano, também tem a criptografia de ponta-a-ponta, modo de segurança que nem o Wpp tem acesso ao questionário.
Foto destaque: Celular com foco na atualização do app. (Reprodução/Getty Images)