Nuro, desenvolvedora de veículos autônomos elétricos de entregas do Estados Unidos, postou uma nova declaração anunciando sua parceria com a Uber, que usará de suas microvans e do serviço Uber Eats, para realizar entregas domiciliares de alimentos e produtos cotidianos para moradores do Vale do Silicio, Houston e Montain View (cidade sede da empresa).
A nova empreitada pretende atender os moradores das regiões que já possuem o aplicativo do Uber Eats, e ainda nesse ano poderão desfrutar de fazerem pedidos autônomos, em que a chegada do veículo na residência é avisada por um sinal, e em segudida o comprador insere um código para a abertura do compartimento com as compras.
Já com a promessa de se expandir para muitas das dependências da Baia de São Francisco, a Nuro está produzindo seus novos veículos próxima a Las Vegas, e conseguiu arrecadar enormes investimentos, cerca de US$ 2 bilhões (R$ 10,47 bilhões) para bancar custos de operações.
Usando dos serviços de consultoria da BYD, empresa fabricante de veículos, os autômatos são equipados com câmeras, sensores de movimento laser lidar, radares e baterias. Os veículos são capazes de alcançar 45 milhas por hora (72,42 km/h), não possuindo modelos convencionais de pedais, volantes, freios, acelerador e outras partes essenciais de um automóvel comum. Contudo, o Departamento de Transportes dos EUA, e a California, deram o aval de liberação dos veículos autômatos circularem pelas cidades legalmente.
Moça retirando sua entrega da minivan da Nuro (Foto: Divulgação/Nuro).
Os antigos projetos do Google em 2016, estudavam maneiras de se implementarem robotaxis ou semi-caminhões autônomos, no tráfico cosmopolita de veículos. Agora dois integrantes do projeto original, cofundadores da Nuro, realizaram muitos testes de entregas piloto com as marcas FedEx, Walmart, CVS, Kroger e Domino’s Pizza no Texas, Arizona e Califórnia, para então implementarem o serviço junto ao gigante do ramo de aplicativo de entregas, Uber Eats: “podemos expandir as opções de entrega de comida de seus restaurantes familiares locais favoritos até redes nacionais”, relatou o chefe de parcerias da Nuro, Cosimo Leipold.
As expectativas das empresas patrocinadoras é de atingirem um de potencial de 11.000 cidades, todas cadastradas no App Uber Eats, obtendo acesso a uma infinidade de comerciantes com quem podem trabalhar, cerca de 825.000 novos possíveis trabalhadores que irão adicionar seus serviços no futuro.
Os consumidores podem optar por receber o atendimento automático, ou se preferirem, entregas somente com humanos.
Foto destaque: A minivan da Nuro realizando entregas por vizinhanças que não possuem trafégo muito elevado. Reprodução: Divulgação/ Nuro.