O Grupo Boticário lançou uma ação que busca mostrar maquiagens usadas no carnaval, por meio da Inteligência Artificial (IA), no último dia 13, por meio de um vídeo. O projeto se chama FOL.I.A e foi idealizado pelo O Boticário e pela Quem disse, Berenice?, com o objejetivo de inspirar os foliões a ver e montar suas próprias makes. Após dois anos sem a festa mais popular do Brasil, o estímulo das marcas vem para trazer revolução e autenticidade às formas de se expressar.
O primeiro passo do projeto foi entender quais as expectativas do público para os lançamentos do carnaval, dentro e fora das redes sociais. Com os resultados obtidos, a ferramenta Midjourney criou diversos tipos de maquiagens em Inteligência Artificial, dando oportunidade para livre interpretação. A medida dá continuidade à imerção do Boticário da tecnologia na festa. Por conta da pandemia, ela foi suspensa em 2021 e 2022, mas a marca não deixou a data passar em branco. Criou uma folia imersiva no Avakin Life, uma espécie de carnaval no metaverso
Exemplo de maquiagem exposta na Inteligência Artifcial. (Foto: O Boticário)
Em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A dispõe um hub de conteúdo, com 21 imagens de maquiagens produzidas pela Quem Disse, Berenice?. Os modelos estão distribuídos em categorias quem atendem tipos de foliões. Entre elas, estão o ”Quanto mais cor, melhor”, ”Foca nos detalhes”, ”Inova e faz teu nome” e Foliando com brilho”. Acompanhadas dos modelos, estão matérias com tutoriais de como fazer a make, além da indicação de outros produtos, com base em escolhas e compras passadas do consumidor.
A Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário, Marcela De Masi ressaltou a impotância de misturar maquiagem e tecnologia. “Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirmou.
Foto Destaque: Apresentação do projeto FOL.IA. Divulgação/O Boticário