A América Latina está cada vez mais se tornando híbrida. Isso se deve ao rápido crescimento da tecnologia, uma transformação digital tem ocorrido em empresas e na sociedade como um todo. Essa narrativa se tornou realidade por volta de uns três anos e ainda contou com a chegada de algumas outras tecnologias como a inteligência artificial, as inovações em segurança cibernética e a automação, que chegaram para fazer parte das operações diárias de qualquer organização.
Aproximadamente 40% do PIB estaria digitalizado até 2022, foi o que estipulou a IDC. E integrar cada inovação e tecnologia dessa no cotidiano das organizações passa a ser um desafio para os líderes de todas elas, e não só a simples adoção, mas sim a transformação que essas operações terão que passar para virarem a gestão desse processo nas empresas. Ainda existe uma tecnologia específica capaz de ajudar os líderes nesse processo.
A maioria das empresas está passando ou passará por uma transformação digital. (Foto: reprodução/ techlise)
Um recurso que também pode ajudar nesse processo é a nuvem. Ela é um caminho para as organizações acessarem ferramentas, aplicativos e recursos para seus dados e cargas de trabalho. Por terem ambientes computacionais unificados, algumas empresas se beneficiam em casos de nuvem híbrida, que envolve infraestrutura física local, tornando assim uma estratégia mais flexível para seus negócios.
A nuvem é, também, um portal para outras tecnologias importantes como a inteligência artificial, por exemplo. Na verdade, o uso de IA generativa e modelos fundacionais para dimensionar a IA nas organizações faz com que a nuvem híbrida tenha um papel essencial suportando cargas de trabalho intensivas.
Falando em termos técnicos pode parecer complicado para quem lê, porém não adianta falar dessa maneira sem que essas tecnologias se apliquem à realidade das necessidades de uma empresa. Para isso não basta apenas uma modernização por fazer, é necessário aplicá-las de maneira eficiente às operações, sendo esse o primeiro passo para as organizações se aproximarem das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo.
Foto destaque: América Latina vem passando por um processo de transformação digital. Reprodução/Época