Recentemente, a plataforma iFood deu início às operações de delivery com uso de drones em Aracaju (Sergipe) para cobrir percursos intermunicipais e “aumentar a eficiência das entregas para todos”.
A atuação dos drones é providenciada pela Speedbird Aero, empresa paulista que realiza operações por meio desta tecnologia.
“As aeronaves não tripuladas estão sendo cada vez mais utilizadas na logística de entrega de produtos em alguns países do mundo – e o Brasil tem desempenhado um papel disruptivo. É uma evolução constante, trazendo não só mais segurança, eficácia, e redução de tempo, mas também contribuindo na redução da emissão de CO2”, relata o CEO da companhia, Manoel Coelho.
Em nota, Fernando Martins, o head de logística e inovação do iFood, complementa. “Nosso objetivo é aumentar a eficiência das entregas para todos: consumidores, restaurantes e entregadores, além de levar soluções tecnológicas e alternativas para o delivery em modais não poluentes”.
Drone do iFood pousando um pedido. (Foto: Reprodução/iFood).
O iFood deu início a novas manobras de entrega no Brasil em 2019, com o objetivo de adquirir mais eficiência logística e ampliar ainda mais o alcance geográfico do serviço de delivery. A iniciativa contou com drones, bicicletas e até patinetes elétricos.
“Fizemos testes com sucesso usando drones, incluindo para entrega de refeições num bloco de carnaval em São Paulo”, comentou o então presidente da empresa na época, Carlos Moyses.
A plataforma recebeu o aval da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) em agosto de 2020 para voos experimentais.
Projeto Pedal
Vale lembrar que no início de novembro, o iFood completou um ano de parceria com a empresa de micromobilidade Tembici. A colaboração, chamada de Projeto Pedal, visa equipar cicloentregadores com bicicletas elétricas (e-bikes) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, embora já tenha sido anunciado que cidades de outros estados pretendem aderir a iniciativa em 2022, como Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Conheca-o-Silva-O-iFood-que-atende-as-comunidades
A parceria, além de gerar essa ampliação de território, também pretende fornecer mais equipamentos para os entregadores, como capacetes, pontos de apoio para as e-bikes com filtros de água equipados, banheiros, mesas, microondas e postos de recarga para as baterias do veículo. É esperado que esse apoio seja providenciado em pontos-chaves nas rotas das e-bikes pelas cidades contempladas pelo Pedal.
Foto de destaque:Reprodução/iFood.