Presidente da Microsoft apoia a regulação da inteligência artificial

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

Atualmente, um dos assuntos mais comentados no mundo da tecnologia e no mercado de trabalho é a Inteligência Artificial (IA). Enquanto alguns enxergam a nova tecnologia como uma grande oportunidade, outros a vê como uma ameaça a seus empregos e profissões.

E, ninguém melhor para falar sobre o assunto que o presidente da Microsoft, Brad Smith. Para o CEO, o uso da inteligência está presente no dia a dia das pessoas, desde a descoberta de um novo medicamento até a prevenção de desastres.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>With artificial intelligence set to transform our economy, potentially reshaping the workforce and upending jobs, CBS News&#39; <a href=”https://twitter.com/margbrennan?ref_src=twsrc%5Etfw”>@margbrennan</a> sat down with Microsoft President Brad Smith for a glance into this new frontier. Watch Face The Nation this Sunday for more. <a href=”https://t.co/5QureYsICJ”>pic.twitter.com/5QureYsICJ</a></p>&mdash; Face The Nation (@FaceTheNation) <a href=”https://twitter.com/FaceTheNation/status/1662280981250711553?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 27, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Presidente da Microsoft, Brad Smith, defende a regulação do IA. (Foto: Reprodução/Twitter)


Smith aproveita para desmitificar sobre o uso da inteligência artificial. “Se você tem um aspirador robô em casa, ele encontra uma rota pela sua cozinha usando inteligência artificial e aprendendo no que pode bater e como contornar isso”, disse o presidente da Microsoft.

Já sobre a questão de ser um risco para algumas profissões, Smith relembra que qualquer tecnologia que existe nos dias de hoje já foi vista como uma ameaça quando anunciada, e na visão do CEO as quedas em vagas de emprego, como vem sendo alertada por alguns, não vai ser tão rápida, será de forma mais gradativa, o que pode levar anos. “Para a maioria de nós, a forma como trabalhamos mudará (…) vamos precisar de um novo conjunto de habilidades que teremos de desenvolver e adquirir”, explicou.

Na visão de Smith, para haver equilíbrio com o avanço da inteligência artificial o caminho é a regulamentação da tecnologia pelo governo. “Seria algo que garantiria não só que esses modelos sejam desenvolvidos com segurança, mas também que sejam implantados em grandes data centers, por exemplo, onde possam ser protegidos contra segurança cibernética, segurança física e ameaças de segurança nacional”, disse.

A regulação tem como objetivo implementar regras para o uso da inteligência artificial e garantir que as empresas que irão utilizar a tecnologia sigam todos os protocolos de segurança.

 

Foto destaque: Brad Smith, presidente da Microsoft (Reprodução/Twitter)

Deixe um comentário

Deixe um comentário