Em 2012 o Google anunciou o primeiro óculos inteligente já feito, o Google Glass. Sua aparência era indiscreta, deixando pessoas desconfortáveis e fazia com que o dispositivo fosse banido de ser utilizado em diversos locais. Além disso, problemas relacionados à privacidade e seu altíssimo preço causaram o fracasso do projeto.
Porém, após nove anos, em que diversas outras empresas de tecnologia não conseguiram ter sucesso, o Facebook em parceria com a Ray-Ban anunciaram sua primeira geração de óculos inteligentes.
Welcome back to the moment.
Discover our first generation of smart glasses that keeps you connected. So you can keep your eyes on the world around you.
Created in collaboration with @Facebook, #RayBanStories are the new way to capture, share and listen. pic.twitter.com/Oe2VBJctUW
— Ray-Ban (@ray_ban) September 9, 2021
Batizados de Ray-Ban Stories, os óculos estão disponíveis nos modelos clássicos Wayfarer, Round e Meteor. Cada um possui três cores e seis lentes distintas, que são personalizáveis de acordo com o grau do consumidor. O dispositivo filma, fotografa, atende chamadas de voz e reproduz músicas e podcasts.
Com auto-falantes, microfone e câmera de 5 megapixels, o acessório é bem sucedido em ter uma aparência que chama pouca atenção. As fotos e vídeos, de no máximo 30 segundos, são salvas no Facebook View, onde podem ser editadas e postadas no Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, TikTok e Snapchat. O óculos também vem com um estojo onde é recarregado.
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Os problemas relacionados à privacidade apresentados por tentativas anteriores foram evitados pois sempre que a câmera está funcionando uma luz LED acende mostrando a todos em volta.
Já foram reportados alguns contras por utilizadores, como que apesar de serem óculos de sol não funcionam no calor acima de 35° graus celsius e não são aprova de água e respingos, porém vale lembrar se tratar da primeira geração do projeto.
Muito diferente do Google Glass, que foi lançado pelo preço de US$ 1.500,00, está sendo lançado por US$ 299,00 em somente seis países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Itália e Austrália.
(Foto: Ray-Ban/ Youtube/ Reprodução)
“Acreditamos que este é um passo importante para o desenvolvimento dos óculos de realidade aumentada” foi o que disse Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em entrevista promocional do Ray-Ban Stories. Também declarou na mesma entrevista que a intenção do óculos é “compartilhar experiências do seu ponto de vista” e “viver o momento sem pegar o seu telefone” e que o usuário “não terá que escolher entre interagir com um dispositivo ou com o mundo a sua volta”.
(Vídeo: Ray-Ban Films/ Reprodução/ Youtube)
(Foto destaque: Ray-Ban / Reprodução / Facebook)