Robô com inteligência artificial ensina inglês para crianças em Israel

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Com o desenvolvimento da startup Curiosity Robotics, ensinar inglês para crianças se tornou uma tarefa literalmente automática. Desde a idade pré-escolar, agora com o Aico – robô desenvolvido especialmente para a tarefa – a língua estrangeira pode ser ensinada de forma amigável.

Este é um projeto de três anos de pesquisa, que saiu da Curiosity Labs (Laboratório da Curiosidade), da Universidade de Tel-Aviv, em Israel. Atualmente, encontra-se na fase de teste de prova de conceito.

Seguimos a linha pedagógica da linguista e educadora anglo-israelense Helen Doron,” afirmou a gerente do projeto, Falene McKenna, sobre o projeto pedagógico e tecnológico. “Ela defende que o ensino de línguas deve ser iniciado o quanto antes e da forma mais divertida e envolvente possível.”



Ensino antecipado

O robô Aico se comunica com as crianças a partir de uma seleção de atividades à escolha dos administradores, e interage a partir das expressões faciais em seu rosto digital, além do movimento dos braços.

Sabemos que antes dos cinco anos de idade, cerca de 90% do cérebro já se desenvolveu,” afirmou McKenna, dando ênfase ao ensino antecipado. “E assim chegamos a essa maravilhosa era plástica do cérebro, onde podemos preenchê-lo com tanta informação. É um momento perfeito para aprender. Nós absolutamente devemos tirar vantagem disso e devemos começar a ensinar assim que pudermos, o mais rápido possível.”

O robô Aico possui um rosto deliberadamente amigável e dois braços com articulações leves. O ensino da língua estrangeira se dá por atividades como músicas, jogos e flashcards com palavras simples, podendo ser administrado pelo professor responsável a partir de um aplicativo de celular. 

Aplicação em escala

De acordo com a gerente, o produto da startup “requer um, ser divertido e envolvente, e dois, ser ativo e envolvido. Estamos ensinando de uma forma que é: ‘por favor, encontre este cartão no chão’; ‘agora vamos fingir fazer esta ação ou ser este animal’; ‘vamos entregar um objeto’. Você usa as palavras de maneira ativa. Então, em vez de ser apenas algo que você aprende, você o usa imediatamente.”

Trata-se de uma forma de ensino que enfatiza especialmente o dinamismo e o aprendizado já na prática, interagindo ao máximo com as crianças para desenvolver o aprendizado rápido e duradouro.

Atualmente, o modelo Aico da Curiosity Robotics já se encontra em uso – na fase de teste – em dois jardins de infância israelenses, para demonstrar a viabilidade da tecnologia. Se obter sucesso, o plano é expandir para o resto do país, e então até para o resto do mundo. Até lá, a empresa pretende implementar o mesmo sistema pedagógico para outras disciplinas, como ciência ou matemática.

Foto Destaque: Amostra do robô Aico. Reprodução/Curiosity Robotics

Deixe um comentário

Deixe um comentário