Com o avanço da tecnologia, mais uma área introduziu o uso de robôs em seus serviços. Dessa vez, o restaurante Better Days, em Nova York, está inaugurando um sistema de robôs cozinheiros em sua cozinha. O restaurante, que funciona apenas em serviço de delivery através de aplicativos como DoorDash e Uber Eats, adotou o uso de robôs em tarefas para descascar legumes, fritar batatas ou até montar alguns dos pratos oferecidos.
Imagem de refeição preparada pela cozinha robótica (Foto: reprodução/Remy Robótica)
A robótica na cozinha
Os robôs cozinheiros são criados pela plataforma Remy Robotics, startup criada por Yegor Traiman, que é especializada em combinar inteligência artificial, robótica e engenharia culinária para permitir a transformação de estabelecimentos que prestam serviços alimentícios para comer fora de casa, como restaurantes, lanchonetes e bares, que estão na categoria chamada de “food service”. De acordo com a Remy Robotics, a robótica é o próximo passo para evolução na culinária, pensando sobre isso, o objetivo da empresa é oferecer uma cozinha com robôs e flexível que prepare alimentos deliciosos de alta qualidade, de maneira mais acessível, consistente e tudo isso de maneira lucrativa, sendo possível preparar refeições em grande escala.
Em entrevista ao site Business Insider, o fundador e CEO da Remy Robotics, Yegor Traiman, disse que a ideia é atrair donos de restaurantes que desejam reduzir os custos trabalhistas, além de realizar refeições saudáveis e acessíveis para um maior público, como o fast food do McDonald’s nos Estados Unidos.
O restaurante Better Days
Nesta semana, ocorre a estreia do restaurante Better Days, que irá apresentar pratos e vegetais saudáveis, como salmão teriyaki com feijão verde Szechuan, frango tandoor com couve-flor de açafrão e palak paneer com brócolis. A empresa tem o desejo de expandir o restaurante para mais de 500 locais em cinco anos.
Foto destaque: Cozinha robótica da Remy Robotics do restaurante Better Days. (Reprodução/Remy Robótica)