Rússia inicia restrição do Instagram no país

Matheus Alvarenga Por Matheus Alvarenga
2 min de leitura

A rede social Instagram, da gigante americana Meta, começou a ter os seus serviços bloqueados em território russo na manhã desta segunda feira (14), os usuários do aplicativo no país receberam notificações avisando da interrupção dos serviços da rede social americana.

O motivo do bloqueio dos serviços do Instagram na Rússia, se deu após a empresa que gerencia o aplicativo, Meta Platforms, dizer que mudaria temporariamente sua política de discurso de ódio na Ucrânia, após a invasão russa. A Meta também é dona das plataformas de rede social Facebook e WhatsApp.


Rússia já bloqueou atividades do Instagram, Facebook e Twitter (Foto:Reprodução/UOL)


A decisão da empresa americana foi recebida com indignação na Rússia, as autoridades abriram uma investigação criminal contra a Meta Platforms, e os promotores chegaram a pedir que o tribunal designasse a empresa como uma “organização extremista”.

Os impactos da decisão russa de bloquear as atividades no aplicativo devem ser gigantescos, já que o aplicativo é bastante popular no país com mais de 80 milhões de usuários. O regulador de comunicações do estado russo disse às pessoas através de e-mail, para salvarem suas fotos que estavam no Instagram e para migrarem para outras redes sociais russas.

A Rússia já havia banido o Facebook e o Twitter no país como resposta, ao que disse serem restrições de acesso à mídia local russa nas plataformas. Desde a invasão da Rússia em território ucraniano, diversas marcas proibiram a comercialização de seus produtos e fecharam suas lojas em território russo.

Além das plataformas da Meta, marcas como a Nike, Apple, Microsoft, American Express, Visa, MasterCard, Shell, BMW, Ford, Boeing, Adidas e mais recentemente o McDonald’s são algumas das franquias que fecharam suas lojas em todo o território russo por tempo indeterminado.

Os boicotes à Rússia começaram com as sanções econômicas feita pelos países que possuem as principais economias do mundo.

 

Foto destaque: Instagram começou a ser bloqueado no território russo Reprodução/OGlobo

Deixe um comentário

Deixe um comentário