Samsung anuncia continuidade na produção de chips apesar da baixa no setor

A Samsung Electronics comunicou no início desta semana que continuará investindo em chips em 2023, apesar do cenário econômico global fraco que conduz o setor ao pior desempenho em décadas. A atitude vai na contramão da tendência mais ampla da indústria, que em situações semelhantes, reduziria o investimento e produção. A decisão tomada pela companhia […]

02 fev, 2023

A Samsung Electronics comunicou no início desta semana que continuará investindo em chips em 2023, apesar do cenário econômico global fraco que conduz o setor ao pior desempenho em décadas.

A atitude vai na contramão da tendência mais ampla da indústria, que em situações semelhantes, reduziria o investimento e produção. A decisão tomada pela companhia também aumenta a preocupação de que a maior fabricante de chips de memória do mundo amplie a participação no mercado de seus rivais menores.

Segundo o analista Choi Yoo-June, da  Shinhan Securities, “A Samsung pode estar vendo este momento como uma boa oportunidade para aumentar a participação no mercado, o que deve ajudá-la no longo prazo, às custas da SK Hynix e da Micron”, diz.

Para Greg Roh, chefe de pesquisa da Hyundai Motor Securities, é estimado que a participação da Samsung Electronics fique acima dos 40% com os chips DRAM e entre 30% e 40% com os de memória flash NAND na segunda metade do ano.


Samsung anuncia continuidade na produção de chips apesar da baixa no setor

Estratégia pode garantir melhor posicionamento da marca entre rivais. (Foto: Reprodução/Valor econômico)


Ao contrário do esperado, com cortes de investimentos em resposta à desaceleração da demanda e queda de preços, a Samsung decidiu por reduzir a produção de curto prazo conforme as manutenção de linha, os ajustes de equipamentos e as mudanças para processos mais avançados de fabricação ocorrerem. Com isso, a companhia aumentará a proporção de investimento em pesquisa e desenvolvimento. 

Para 2023, a companhia afirmou que os investimentos se manterão semelhantes ao de 2022, diferentemente da SK Hynix e da Micron Technology, que irão reduzir. Na fabricação de chips por contrato, a principal concorrente, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, também anunciou cortes.

Ainda na segunda-feira (31), a Samsung divulgou seu menor lucro por trimestre desde 2014 e mencionou a incerteza macroeconômica que resultará em um primeiro semestre ruim em 2023, mas coloca esperanças numa demanda que ajude a recuperação no segundo semestre.

Com a queda nos preços dos chips de memória, registrando dois dígitos em 2022, o lucro da Samsung encolheu para 270 bilhões de wons no quarto trimestre, comparado com os 8,83 trilhões do ano anterior, sendo o menor registrado desde o primeiro trimestre de 2009.

 

Foto destque: Samsung dará continuidade na produção de chips apesar da baixa no setor. Reprodução/Andrew Kelly/Reuters

 

Mais notícias