Senadores dos EUA é a favor de conceder poderes à secretaria de Comércio para banir Tik Tok

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
3 min de leitura

Um grupo bipartidário de 12 senadores dos Estados Unidos da América apresentou um projeto de lei na última terça-feira para atribuir à Gina Raimondo, secretaria de Comércio do país norte-americano, novos poderes para proibir o aplicativo de vídeos curtos chinês Tik Tok e outras tecnologias estrangeiras em casos de ameaças à segurança nacional.

Segundo o senador democrata da Virgínia, Mark Warner informou à CNBC, o projeto dará à secretária Raimondo “a capacidade de fazer uma série de mitigações até a proibição” da rede social TikTok e demais tecnologias que apresentarem riscos de segurança nacional. Warner ainda acrescenta que a lei se aplicaria às tecnologias estrangeiras dos seguintes países: China, Rússia, Coreia do Norte, Irã, Venezuela e Cuba. 


Grupo de 12 senadores apresentam projeto de lei para dar poder a secretária de Comércio (Foto: Reprodução/Freepik)


Shou Zi Chew, chefe executivo do Tiktok, deve comparecer diante do Congresso norte-americano no dia 23 de março. O senador Warner informou que a Casa Branca liberou informações para o projeto de lei dos senadores. Na segunda-feira, dia 6, a Residência em Washington se recusou a dizer que endossaria o projeto de legislação dos senadores.

Na semana passada o Comitê de Relações Exteriores da Câmara aprovou com votos favoráveis de ambos os partidos um projeto de lei patrocinado pelo deputado Michael McCaul para conceder o mesmo poder de proibição do TikTok ao presidente Joe Biden. Isso acontece depois do ex-presidente Donald Trump ter sido frustrado pelos tribunais no ano de 2020 em seus esforços para banir a rede social chinês e o aplicativo de mensagem Wechat de mesma nacionalidade. 

A Casa Branca está avaliando se deve apoiar a legislação desenvolvida pelo senador. Segundo informações do jornal The New York Times, desde que o presidente Biden assumiu o cargo negociou em particular um acordo que permite o aplicativo operar nos Estados Unidos pacificando as preocupações de segurança nacional sobre o mesmo. Ainda segundo dados do jornal “De acordo com a lei chinesa, disseram os críticos, o aplicativo pode ser obrigado a entregar dados pessoais que coletou sobre milhões de americanos às autoridades chinesas. E eles temem que Pequim possa usar o TikTok para entregar mensagens políticas às telas dos smartphones das pessoas”.

Foto destaque: TikTok pode ser banido por senadores dos EUA. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário