Smartphones dobráveis chamam atenção no Brasil

Helena Espírito Santo Por Helena Espírito Santo
4 min de leitura

Os “celulares inteligentes” estão em constante avanço tecnológico, e a mais recente inovação são os dispositivos dobráveis, que representam uma atualização no ecossistema móvel. Ao mesmo tempo que se dispõe de celulares tradicionais que vêm mantendo um formato constante ao longo das últimas décadas, com raras diferenças no design; os aparelhos que exibem o aspecto dobrável rompem com essa estabilidade ao inserir a flexibilidade e versatilidade nos celulares.

O conceito de um celular dobrável não é novo, pois os primeiros celulares lançados contavam com essa característica marcante. A tecnologia que constitui um smartphone dobrável está avançando cada vez mais, pois empresas Samsung, Motorola, Huawei, Sony e Google têm investido constantemente em busca do celular dobrável “perfeito”.

O benefício determinante nestes dispositivos é a capacidade de transformar um celular de tamanho padrão em um formato compacto e portátil. Além de relembrar a estética saudosa dos anos 2000.

Contudo, esses celulares dispõem de desafios quanto durabilidade e preço.


{slide}


Versão retrô de Galaxy Z Flip 5

Vale lembrar que a empresa coreana lançou no último dia 30, uma edição limitada do smartphone dobrável Galaxy Z Flip 5, denominada Galaxy Z Flip 5 Retro. O visual é inspirado no Samsung E700 (SGH-E700), que foi lançado em 2003.

Seu lançamento em 2003, chamou atenção por ser o primeiro com uma antena integrada e por isso se popularizou rapidamente.

Esta nova versão limitada, traz cores similares do aparelho E700 e uma tela redesenhada equiparada aos gráficos da época.


Samsung E700, à esquerda e o Galaxy Z Flip 5 Retro, à direita. (Foto: Reprodução/ GMSArena/ Tudo de Celular.com)


A Samsung não especificou em seu anúncio, se há diferenças em relação ao tamanho de tela externa e interna e ao processador da edição limitada com o Z flip 5 “normal”.

A edição “normal” do Z flip 5, conta com uma tela externa de 3,4 polegadas com resolução de 720 x 748 e tela interna de 6,7 polegadas com resolução de 2640 x 1080. Já no quesito processador, ele possui com oito núcleos, 8 GB de memória RAM, até 512 GB de armazenamento e bateria de 3.700 mAh.

Tela Adaptativa

No dia 26 do mês passado, a Motorola apresentou no evento Lenovo Tech World 23, nos Estados Unidos, um celular que tela adaptativa e flexível que pode se transformar até em um bracelete. O smartphone utilizar uma tela pOLED flexível de 6,9 polegadas com resolução Full HD+. Então, quando dobrado ele se torna um dispositivo de 4,6 polegadas para se encaixar no pulso do consumidor.


Celular com tela flexivel da Motorola. (Video: Reprodução/ Youtube / @tecnoblog)


A ideia do protótipo é que o telefone possa ser posicionado conforme a necessidade do usuário e por isso, atende diferentes formas. Porém, este smartphone se trata de um conceito e por isso não deve ser lançado oficialmente.

Foto Destaque. Samsung Galaxy Z Fold 5, à esquerda e Samsung Galaxy Z Flip 5, à direita (Foto: Reprodução/ Samsung Newsroom Brasil)

Deixe um comentário

Deixe um comentário