Smartphones dobráveis da Samsung são destaque na “Galaxy Unpacked 2023”

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
5 min de leitura

A Samsung realizou o aguardado evento Galaxy Unpacked 2023 em Seul, na Coreia do Sul, e apresentou suas principais novidades para a próxima temporada. O destaque estava nas novas séries de smartphones dobráveis Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold de quinta geração, com versões mais leves e mais duráveis. Além disso, foram lançados dois novos smartwatches e o Galaxy Tab S9 com a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Todos esses produtos fazem parte do novo ecossistema da Samsung, o que gerou grande expectativa entre os consumidores.

Os smartphones dobravéis

Patrick Moorhead, analista de tecnologia e colaborador da Forbes, esteve presente em Seul e teve uma conversa com Wonjin Lee, presidente da Samsung Electronics, especialmente sobre os smartphones dobráveis. Uma das análises centrou-se no preço e na aceitação dos consumidores. Segundo Patrick, as vendas anuais de smartphones dobráveis cresceram 2.000% no mercado como um todo. Ele destaca que a Samsung posicionou o Z Flip a um preço de cerca de US$ 999 no ano passado, o que contribuiu para torná-lo mais acessível e competitivo em relação a dispositivos premium populares como o iPhone. Embora os smartphones dobráveis já estejam no mercado há cerca de cinco anos, eles ainda atraem bastante atenção.

“Já são mais de 100 milhões de dispositivos dobráveis vendidos e mais da metade dos usuários de smartphones considera comprar um desses nos próximos anos. O nosso objetivo, com o Fold e com o Flip é, além de poder trazer mais estilo e expressão para as pessoas permitirem que elas tenham um computador em seus bolsos de forma prática. Com uma tela grande o suficiente para experiências imersivas onde quer que elas estejam, mas com a praticidade e a mobilidade que cada vez mais precisamos”, disse o Dr. TM Roh, líder e presidente de negócios de experiência móvel da Samsung, durante o evento.

Segundo o analista, a principal mudança nos modelos Galaxy Z Fold e Z Flip, anunciada nesta quarta-feira, 26, é a adoção da “dobradiça flexível”. Essa abordagem elimina o espaço entre as duas metades, tornando o dispositivo mais fino quando fechado, o que é especialmente importante para smartphones dobráveis, conhecidos por serem mais grossos que os modelos tradicionais. A mudança terá um impacto positivo e favorável, especialmente para o Z Fold, que é um aparelho maior.

Como são as vendas dos dobráveis?

Durante a apresentação da geração anterior no ano passado, o líder da Samsung Roh Tae-moon, previu que até 2025 os smartphones dobráveis responderão por mais de 50% das vendas de modelos premium da empresa, Roth, também destacou que no ano de 2021, quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram enviados para todo o mundo, resultando em um aumento no setor de mais de 300% em relação a 2020. Acredito que esse ritmo de crescimento rápido continuará, com esses dispositivos se tornando mais populares e ganhando espaço no mercado de smartphones em geral.


Galaxy Z Fold3 5G Foto Reprodução (Buscape)


Desde que foi lançada, em 2019, a primeira versão do Galaxy Fold, a Samsung já vendeu 26,1 milhões de smartphones dobráveis em todo o mundo. As vendas cresceram progressivamente ao longo dos anos, com 1,7 milhão de unidades vendidas em 2019, 2,8 milhões em 2020, 5,8 milhões em 2021 e 15,8 milhões em 2022.

Segundo a IDC, a previsão para 2023 é que as vendas de modelos dobráveis alcancem 18,3 milhões, representando um aumento de 33,4% em relação a 2022. A Samsung lidera o mercado de smartphones dobráveis com uma participação de 70%, seguida pela Huawei, Motorola, ZTE, LG, OPPO, Vivo, Xiaomi, TCL e OnePlus. De acordo com a IDC, a previsão é que até 2025 sejam vendidos 71 milhões de modelos dobráveis. Essas vendas devem ser impulsionadas por fatores como preços mais acessíveis, o lançamento de novos modelos, aprimoramento da durabilidade das telas e o aumento da demanda por dispositivos mais portáteis.

IA generativa

Durante sua visita a Seul, Patrick também discutiu sobre o tema em destaque: a IA generativa. Em uma conversa com TM Roh, o presidente da Samsung, foi obtida a seguinte declaração: “A Samsung continua desenvolvendo sua própria solução GAI interna, ao mesmo tempo em que colabora de forma aberta com empresas e desenvolvedores de IA para aproveitar e utilizar suas tecnologias”, afirmou.

 

Foto Destaque: Samsung Z Flip4 (Reprodução: Xataka Móvil).

Deixe um comentário

Deixe um comentário