Tesla anuncia nova fábrica de baterias em Xangai

Rafael Casemiro Por Rafael Casemiro
2 min de leitura

A Tesla anunciou no domingo (9), através da sua conta no Twitter, que irá abrir uma fábrica em Xangai, na China. Segundo a Tesla, a chamada ‘Mega fábrica’ será capaz de produzir 10 mil baterias Megapacks por ano.

Agências internacionais noticiaram que a montadora do multibilionário, Elon Musk, vai começar as obras da nova fábrica no terceiro trimestre de 2023, com a expectativa de início da produção somente no segundo semestre de 2024.

A nova fábrica da Tesla chega para complementar a já existente linha de produção de veículos elétricos em Xangai, capaz de produzir em torno de 22 mil unidades de automóveis semanalmente. Caso a ‘Megafábrica’ consiga atingir a marca de 10 mil unidades de bateria Megapack por ano, a Tesla poderá vender o equivalente a 40 gigawatts por hora de armazenamento de energia todos os anos. Segundo a Tesla, a Megapack “É uma bateria poderosa que fornece armazenamento e suporte de energia, ajudando a estabilizar a rede, evitando interrupções.”


Reprodução; Tesla


Com os novos investimentos em Xangai, a Tesla vai aproveitar a rede de fornecimento de baterias para a China, para aumentar a produção e reduzir o preço de suas baterias Megapack, feitas a partir de Íons de Lítio, a fim de atender a demanda mundial de armazenamento de energia, que vem crescendo a cada ano.

O investimento da Tesla na China, foi tratado, por alguns, como uma provocação ao presidente americano Joe Biden. Isto porque a tensão entre China e Estado Unidos nunca esteve tão acesa. A crise geopolítica se agravou nos últimos dias após a visita do presidente de Taiwan aos Estados Unidos, que gerou reações militares de cerco da China sobre Taiwan.

 

Foto destaque: Reprodução Unsplash/Milan Csizmadia

Deixe um comentário

Deixe um comentário