Trabalhadores estão receosos com a chegada da Inteligência Artificial

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Como é do conhecimento de muita gente, as tecnologias têm evoluído muito nos últimos anos, uma prova disso são as IAs (Inteligências Artificiais) que estão sendo desenvolvidas para inúmeras atividades em diversos setores da sociedade. E ela veio pra ficar, as pessoas querendo ou não, mas muitos não confiam nesse tipo de tecnologia ainda. 

De acordo com uma pesquisa global feita pela consultoria KPMG em parceria com a Universidade de Queensland, que ouviu aproximadamente 17 mil pessoas em 17 países que lideram o uso da IA em cada região global, como Brasil, China, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Coreia do Sul e EUA, e procurou entender como as pessoas estão se sentindo sobre o uso da IA no universo profissional. 

 


Mão de robô com dedo iliminado (Foto: reprodução/Canaltech)


Obviamente que todo tipo de mudança tem seus prós e contras, muitos enxergam essa chegada da IA como uma maneira de melhorar a qualidade da mão de obra trazendo eficiência, eficácia e inovação, por outro lado os que veem riscos dizem que além de tirar empregos das pessoas, pode acabar gerando problemas cibernéticos como a segurança, perda de privacidade, falha do sistema, entre outros. O que realmente preocupa é como essa IA será usada pelos trabalhadores, como será ensinado a eles como operarem. Visto que muitos ainda não tem acesso a essa tecnologia. Empresas que adotarem esse método no seu método de trabalho terão de conciliar com esses problemas e quem não está apto a essa novidade. 

Voltando a pesquisa, podemos observar que os mais jovens e quem tem formação universitária estão mais aptos a aceitar o uso da IA. A receptividade também é vista atuando melhor na área da saúde do que na de recursos humanos, por exemplo. Tem diferença também entre os países pesquisados. Brasil, China, Índia e África do Sul, por exemplo, são mais confiantes e estão confortáveis com essa tecnologia no trabalho, enquanto os ocidentais estão entre os que menos confiam no uso da IA.

Foto destaque: Mãos de robô e humano tocando em algo tecnológico Foto: reprodução/Tilt uol

Deixe um comentário

Deixe um comentário