Um modelo fabricado pela Hyunday vendido nos EUA tem qualidades de um carro de luxo porém preço popular. Trata-se do Palisade um modelo lançado em 2020 para substituir o Santa fé, é um SUV de três fileiras com capacidade para até oito pessoas e 5 metros de comprimento, é considerado de tamanho médio no EUA, mas grande no Brasil. O modelo entra na linha 2023 com algumas mudanças significativas.
Um design completamente novo contando com recursos tecnológicos que mimam o motorista como: aquecimento dos bancos, massagem Ergo Motion que ajuda o motorista em viagens longas.
Embora fora projetado para uma vida familiar agitada oferecendo tantos recursos, ainda não é considerado um carro de luxo, mesmo surpreendendo pela qualidade dos materiais, acabamento e detalhes que chamam a atenção, fatos que elevam seu patamar a preço mediano.
A Hyunday inovou muito trazendo recursos avançados como: assistência ao motorista, tecnologia que recebe atualização com conectividade Wi-Fi hotspot – uma novidade para a marca. Há também carregamento de celular aprimorado, reconhecimento de voz refinado, navegação de alta resolução de 12,3 polegadas e um espelho retrovisor digital, outra novidade para a marca coreana. A gama de versões também se expande para incluir o robusto XRT.
Apesar do modelo oferecer tudo de bom há uma pesada concorrência trabalhando em paralelo, o Kia Telluride que divide a mesma plataforma que oferece o mesmo desempenho e um acabamento mais sofisticado, porém com um preço mais em conta.
Outro concorrente forte é o Nissan Pathfinder com preços semelhantes mas sem a mesma qualidade do Hyunday Palisade.
Há concorrentes fortes: Entre eles o Honda Pilot, com qualidades semelhantes e um rodar notavelmente suave, Volkswagen Atlas, Toyota Highlander e Subaru Ascent, ambos modelos não estão a venda por aqui.
O SE básico com tração dianteira custa US$ 36.245, o SEL custa US$ 39.245. O novo acabamento XRT custa US$ 41.545. No nível superior o Limited sai por US$ 47.795 e o Calligraphy, US$ 50.195. Todas as opções podem trazer opcionalmente tração integral, por US$ 1.900 adicionais.
O modelo da Hyunday não é a opção mais interessante do segmento mas se destaca pela quantidade de equipamentos e recursos a um preço interessante, até o modelo de entrada é muito confortável e bem equipado podendo ser uma excelente opção para as famílias que desejam fazer a viagem dos sonhos sem se preocupar.
O capricho do acabamento do Palisade chama atenção Foto: Reprodução/pexls
Os recursos de série sobre segurança são muitos e incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem, aviso de distância em marcha à ré, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura e frenagem de emergência à frente que reconhece pedestres e ciclistas, juntamente com o tráfego que se aproxima ao virar. Esse é um número impressionante de recursos de segurança padrão, o que ajuda a tornar o até o acabamento mais básico do Palisade uma grande oferta.
Desempenho
É possível rodar em velocidades elevadas sem perder potência. O Kia Telluride compartilha o mesmo conjunto motriz e oferece desempenho semelhante, enquanto o Nissan Pathfinder e o Honda Pilot têm menos potência, contando com 280 e 284 cv respectivamente. Ambos modelos superam o Atlas da Volkswagen em potência, a qual começa com quatro cilindros, porém também oferece menos potência V6 de 276 cv.
O modelo consegue alcançar grandes resultados sobre terrenos acidentados mesmo não sendo esse seu objetivo, graças ao seletor de modo de condução oferece os modos Comfort, Eco, Sport e Smart para adaptar a condução e o manuseio às condições que encontram no caminho.
Consumo
Equipado com tração dianteira, o Palisade faz 8 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na média. Com tração integral o consumo fica em 8 km/l, 10,6 km/l e 8,9 km/l, respectivamente.
O ponto negativo para o modelo é não oferecer uma versão híbrida, fato que alguns concorrentes disponibilizaram como: o Toyota Highlander Hybrid alcança impressionantes 14,9 km/l combinados, e o Ford Explorer Hybrid com tração traseira atinge 11,5 km/l combinados.
Segurança e confiança
O Hyundai Palisade 2023 ainda não foi classificado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) nem pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), mas o ano de 2022 foi e provavelmente será semelhante. Esse modelo recebeu uma classificação de cinco estrelas da NHTSA e uma classificação Top Safety Pick+ do IIHS, a mais alta para ambas as organizações no quesito proteção aos ocupantes.
Recursos de segurança não faltam, incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem traseira, aviso de distância de estacionamento traseiro, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura, assistência de condução em rodovia, oscilação de reboque controle e frenagem dianteira de emergência, com detecção de pedestres e ciclistas, além de tráfego em sentido contrário ao fazer curvas em cruzamentos.
Um recurso muito procurado é o multimídia- Uma tela sensível ao toque de de 12,3 polegadas é padrão em toda linha. É um sistema simples com menus bem organizados, fato que ajuda a reduzir a distração do motorista. Navegação é Android Auto e Apple CarPlay, com a capacidade de conectar dois dispositivos simultaneamente. Manter todos carregados é fácil com três portas de carregamento USB na primeira fileira e duas na segunda. Portas duplas na terceira fila são padrão nos acabamentos superiores. Todos, exceto o acabamento de base, possuem um carregador sem fio.
Opcional no SEL e padrão nos acabamentos Limited e Calligraphy é o sistema de áudio Harman Kardon, de 630 watts e 12 alto-falantes. Um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e head-up display estão disponíveis nos acabamentos superiores. A grande tela sensível ao toque padrão oferece mais otimização ao sistema, podendo fazer uma seleção de tela mais precisa.
A oferta de espaço é grande oferecendo 108 centímetros de espaço para as pernas na segunda fila, superando a maioria dos rivais.
Assentos para oito ocupantes é padrão no SE básico e opcional no SEL, nas demais configurações a capacidade máxima é de sete ocupantes. Na versão de entrada o estofamento é em tecido, mas os acabamentos em couro legítimo e sintético tornam-se padrão à partir dos modelos acima aproximando-se do território do luxo.
Os materiais usados na cabine são atraentes em todas as versões, e entre equipamentos de destaque estão os assentos com aquecimento nas três fileiras e a segunda, podendo ser movida para frente ou para trás ao toque em um botão, facilitando o acesso à última fileira.
O Palisade é um SUV espaçoso preparado para gerenciar a vida familiar. Há 510 litros no porta-malas quando a terceira fila de bancos está erguida e rebatida o volume sobe para 1.296 litros. Quando apenas os bancos da frente operam há 2.446 litros disponíveis.
O grande console central do modelo acomoda itens menores fora da vista enquanto o armazenamento sob o piso na área de carga oferece um local de armazenamento oculto. Com exceção do SE, todos os acabamentos possuem abertura elétrica do porta-malas, com ajuste de altura programável, fato que facilita o carregamento de carga quando as mãos estão ocupadas.
O modelo da Hyundai embora pareça um modelo de luxo ainda está longe dessa posição mas cumpre seu papel. A qualidade dos materiais, design agradável e bom nível de equipamentos, o elevam a outro nível e outro ponto a favor é o preço atrativo que o torna um opção bastante interessante.
A Hyundai tem uma missão de agregar qualidade e segurança em seus produtos e tem uma reputação a zelar, e o Palisade conseguiu isso, com uma gama de versões recursos e acabamentos , sendo veículo ideal pra as famílias que buscam conforto com um preço atraente para os bolsos.
Imagem destaque: Lançamento do Hyundai Palisade no salão do automóvel Foto: Divulgação/Hyundai