Veja o real risco que a IA representa aos empregos ao redor do mundo

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Como todos sabem, a IA vem tomando o espaço de muitos trabalhadores no cotidiano de várias empresas, mas a maior dúvida é sobre o real risco dessa tecnologia atingir os inúmeros empregos que existem mundo a fora. Em alerta da agência da ONU, foi dito que provavelmente o setor administrativo será o mais afetado. Há uma certeza de que ele automatizará mais as funções, liberando assim os trabalhadores para outros serviços.


IA está cada vez mais ganhando seu espaço no meio administrativo (Foto: reprodução/Época Negócios)


Essa preocupação com a tomada dos empregos pela IA é bastante semelhante ao que ocorreu no início de 1900, quando surgiu a linha de montagem móvel com a revolução industrial. Esse caso também é parecido com a chegada dos computadores por volta da década de 1950. 

Fala da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

“A maioria dos empregos e indústrias está apenas parcialmente exposta à automação e, portanto, é mais provável que seja complementada em vez de substituída pela inteligência artificial, o que significa que o impacto mais importante da tecnologia provavelmente será o aumento do trabalho”, revela a conclusão de estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Além disso, no estudo foi possível ver que a maior possibilidade de ocupação da IA será mesmo a parte dos escritórios, onde a nova tecnologia é capaz de gerar texto, imagens, sons, animação, modelos 3D e outros dados. Outro dado observado foi de um quarto das tarefas serem altamente substituíveis pela automação potencial. 

O que está por vir em relação à IA

Por fim, o relatório da agência da ONU não deve ser interpretado em um tom tranquilizador, mas sim de realidade com o que está por vir com as novas tecnologias de IA surgindo, podendo ser brutal com as áreas que serão afetadas. Para isso, eles aconselham que se aproveite as políticas para aprender com as mudanças tecnológicas que virão para nós. 

Em março deste ano, economistas do Goldman Sachs previram que 18% do trabalho mundial pode ser informatizado, isso chegaria aos 300 milhões de empregos. 

 

Foto destaque: A inteligência artificial está cada vez mais tomando o lugar dos trabalhadores. Reprodução/Olhar Digital

Deixe um comentário

Deixe um comentário