Nesta quarta-feira, 15 de setembro, o Whatsapp, aplicativo de mensagens do Facebook, anunciou uma nova função para o aplicativo. O novo recurso funcionará como uma lista telefônica, onde poderão ser encontrados números de estabelecimentos comerciais próximos ao local do usuário.
“Isso ajudará você a encontrar e entrar em contato com empresas locais, como a cafeteria, floricultura, loja de roupas de sua vizinhança e muito mais”, disse Will Cathcart, o chefe do Whatsapp.
Por enquanto o teste só está disponível em São Paulo e incluirá milhares de empresas na área de alimentação, varejo e serviços locais. Há planos para que a função seja expandida para mais cidades e negócios de acordo com o feedback das pessoas utilizando.
“Como tudo o que fazemos no WhatsApp, construímos isso de forma privada: não estamos registrando sua localização ou quais empresas você navega” completou Cathcart após os questionamentos em relação a privacidade dos usuários na empresa.
(Foto: Divulgação / Whatsapp)
É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que o Whatsapp caminha em direção ao e-commerce, com um aplicativo diretamente para pequenos negócios e um API, um software de interface, para que grandes negócios se conectem ao Whatsapp, gerando receita.
“Isso pode ser… a principal forma pela qual as pessoas começam um processo comercial no WhatsApp” disse Matt Idema, vice-presidente de mensagens corporativas, durante uma entrevista.
Com o crescimento de comércios online por conta da pandemia, muitos estão se divulgando por meio do número no Whatsapp. O Shops, recurso onde usuários podem criar lojas virtuais a partir das próprias contas do Facebook, será expandido ao Whatsapp em diversos países e vale lembrar que o próprio Whatsapp já lançou ferramentas de compras, como catálogos de produtos e carrinhos de compra.
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Diferente do Facebook e Instagram, o Whatsapp não exibe anúncios mas é uma possibilidade que Idema não descarta no futuro.
“Definitivamente há uma rota para anúncios, que é o modelo de negócios central do Facebook, que no longo prazo acredito que fará parte do modelo de negócios do WhatsApp”
No entanto, o próprio Idema declarou que o Whatsapp está mais interessado em continuar sem anúncios.
O Whatsapp foi comprado por US$ 19 bilhões pelo Facebook em 2014.
Foto destaque: LoboStudioHamburg / Pixabay