Elon Musk se junta a onda de Inteligências Artificiais (IAs) e lança sua startup xAI, nesta quarta-feira, (12). A expectativa de Musk é criar uma inteligência alternativa ao Chat GPT.
Musk foi co-fundador da OpenAI, empresa responsável pelo Chat GPT, mas a deixou pouco tempo depois. De acordo com ele, o objetivo da startup xAI é “entender a verdadeira natureza do universo”. Os detalhes da nova IA não foram divulgados ainda e estão previstos para serem revelados na sexta-feira (14), no Twitter.
O bilionário, dono do Twitter, Tesla, Space X e Neuralink, lança a startup após passar meses alertando sobre as inteligências artificiais terem um risco de “destruição civilizacional”. Segundo Musk, a briga entre Google e Microsoft no desenvolvimento de IAs deveria ser parada, enquanto não forem criadas regulamentações para esse tipo de tecnologia.
Esta preocupação parece ainda existir em Elon Musk, uma vez que Dan Hendrycks, diretor do Centro de Segurança de IA, uma organização sem fins lucrativos com objetivo de reduzir os riscos apresentados pelas tecnologias, é conselheiro da startup xAI. Além disso, a equipe da startup é montada por diversos engenheiros e cientistas de grandes empresas que já desenvolveram IAs, como Google, Microsoft e OpenAI.
Site x.AI (Foto: reprodução/xAI)
No novo site, a startup anuncia que ainda está realizando contratações de engenheiros e cientistas experientes do setor. Além disso, o site também informa que: “nós trabalhamos e lideramos o desenvolvimento de algumas das maiores inovações no campo, incluindo AlphaStar, AlphaCode, Inception, Minerva, GPT-3.5 e GPT-4”
A startup também anuncia que irá trabalhar de perto com a Tesla e o Twitter, ambas empresas de Elon Musk, além de outras empresas não mencionadas. Até o momento, a equipe montada por Musk é formada apenas por homens. No dia 14 de julho, sexta-feira, será realizada uma conversa através do chat do Twitter, onde o público poderá fazer perguntas e conhecer a equipe da startup.
Foto destaque: Elon Musk. (Reprodução/Bloomberg/Nathan Laine)