A empresa de comunicação Yahoo anunciou recentemente que finalizou suas atividades na China continental a partir de 1º de novembro, tornando-se a segunda grande companhia ocidental a deixar a nação nas últimas semanas “em reconhecimento ao ambiente jurídico e de negócios cada vez mais desafiador”.
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O comunicado avisando sobre o encerramento das operações foi veiculado no próprio site da empresa, o qual encaminhava os usuários dos serviços de e-mail Yahoo e AOL para links externos aos da plataforma do domínio virtual. A mídia chinesa noticiou a decisão da empresa na terça-feira de ontem (02.nov.2021).
“Em reconhecimento ao ambiente jurídico e de negócios cada vez mais desafiador na China, o conjunto de serviços do Yahoo não estará mais acessível na China continental a partir do dia 1º de novembro. O Yahoo continua comprometido com os direitos dos nossos usuários e com uma internet livre e aberta. Agradecemos aos nossos usuários por seu apoio”, informara o porta-voz da empresa ontem em depoimento à Reuters, uma agência de comunicação britânica.
(Foto: Reprodução/Yahoo)
A decisão da Yahoo se sucede a da Microsoft, empresa transacional de tecnologia, que foi a primeira grande marca ocidental a deixar o país asiático ao pôr um fim nas operações do site LinkedIn em meados de outubro deste ano.
Antes de finalizar o exercício da organização, o Yahoo já tinha iniciado uma redução considerável de sua presença na China durante os últimos anos. Até o dia de interrupção das atividades, ainda operava um app de previsão do tempo e algumas páginas que mostravam notícias em línguas estrangeiras.
Vale lembrar que a China possui alta rigidez quanto ao funcionamento de redes tecnológicas no país e mídias sociais do ocidente como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube (e até mesmo a enciclopédia virtual Wikipedia) são terminantemente bloqueados por lá pelo governo.
Foto de destaque: Reprodução/Reason Why.