Decisão da Meta encerra era de criatividade de terceiros nos filtros do Instagram

A partir de janeiro de 2025, apenas filtros criados pela Meta estarão disponíveis para os usuários do Instagram

Barbara Souza Por Barbara Souza
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Foto Destaque: A partir de janeiro de 2025, os usuários do Instagram verão apenas filtros criados pela Meta (Reprodução/Lorenzo Di Cola/NurPhoto/Getty Images Embed)

Meta anuncia que, a partir de janeiro de 2025, os filtros de realidade aumentada no Instagram serão limitados aos efeitos criados pela própria empresa. A medida, que entrará em vigor no dia 14 de janeiro, marca o fim da era dos filtros desenvolvidos por criadores independentes e outras marcas na plataforma.

Em uma decisão que pegou muitos de surpresa, a Meta anunciou uma mudança radical no Instagram: a plataforma não suportará mais filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros. Isso significa que todos os efeitos desenvolvidos por criadores independentes, marcas e até mesmo influenciadores deixarão de existir, restando apenas aqueles desenvolvidos pela própria Meta.


Instagram anuncia mudanças nos filtros (Foto: reprodução/X/@instagram)

Essa mudança, conforme detalhado pela empresa em seu blog oficial, faz parte de um esforço maior para centralizar a criação de conteúdo na própria Meta. “Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark”, declarou a empresa em nota. Segundo ela, essa decisão busca atender melhor às futuras necessidades dos consumidores e dos clientes empresariais.

A era dos filtros de terceiros chega ao fim

Os filtros de terceiros foram uma parte essencial da experiência no Instagram, permitindo um nível de criatividade e personalização que cativou milhões de usuários ao redor do mundo. No entanto, com a nova política da Meta, essa era de criatividade externa parece estar chegando ao fim.


Filtro do Instagram (Foto: reprodução/Instagram/@filtros.d_instagran)

Ainda não está claro o que motivou exatamente essa decisão, mas a Meta indicou que faz parte de um movimento para “priorizar produtos que atendam melhor às necessidades futuras“. Essa decisão pode estar relacionada a questão de controle de qualidade, segurança e monetização, áreas no qual a Meta pode querer ter mais controle direto.

Transição suave com impactos significativos

Apesar da notícia repentina, a Meta garantiu que está comprometida em tornar essa transição o mais suave possível. No entanto, essa mudança certamente causará um impacto significativo na comunidade de criadores de filtros, que agora terão que se adaptar a um novo cenário no qual a criação de efeitos no Instagram está restrita às equipes internas da Meta.


Filtro criado por terceiros (Foto: reprodução/Instagram/@filtros.d_instagran)

Para marcas e influenciadores que dependiam desses filtros para engajamento e marketing, a mudança representa um desafio. A falta de detalhes sobre as razões específicas por trás da decisão deixa muitos questionando qual o futuro do Instagram e como a plataforma continuará a evoluir sob a liderança da Meta.