Desenvolvedores de ferramentas para IA mencionam sofrer pressão da indústria

Roger Lemes Por Roger Lemes
3 min de leitura
Foto destaque: funcionária de empresa de tecnologia (Reprodução/Taiyou Nomachi/Getty Images Embed)

O lançamento do ChatGPT pela OpenAI foi um grande acontecimento no final do ano de 2022. O feito por parte da desenvolvedora estadunidense foi significativo ao ponto que demais empresas como Google, Microsoft e Amazon sentiram a necessidade de seguir com a mesma proposta e implementar serviços similares. No entanto, a pressão exercida pelas marcas citadas chegou em um patamar que afetou os engenheiros responsáveis pelos projetos, conforme reportagem da rede americana CNBC.

Um dos funcionários da Amazon, em anonimato para a reportagem, relatou ter recebido mensagem da empresa no final do turno de uma sexta-feira com um pedido inusitado: iniciar uma demanda e entregá-la pronta até às 06h da próxima segunda-feira. Porém, foi tudo em vão, pois o trabalho foi caracterizado como sem prioridade no prazo em questão. 

Progresso rápido em prol da satisfação de investidores

Um dos problemas em comum apontados pelos entrevistados diz respeito à rapidez dos projetos estipulado pelos líderes. Por vezes, condições como o efeito que a inteligência artificial teria no clima são ignoradas ou até mesmo discussões sobre vigilância são deixadas de lado a favor da agilidade e satisfação do mercado. 

 Além disso, a pressão para desenvolver o produto quanto antes é exercida também por propagandas de IA rivais. Os colaboradores destas entidades relataram que os cronogramas provenientes deste tipo de anúncio serviam principalmente para satisfazer os investidores e para que não ficassem para trás em relação à concorrência. 


Desenvolvedora de software em feira de computação francesa (Foto: reprodução/Clement Mahoudeau/Getty Images Embed)


Eric Gu, ex-funcionário da Apple, cita ter passado quatro anos trabalhando nesta área e defende visão única da empresa, porém intensa. “A Apple é uma empresa muito focada no produto, então há uma pressão intensa para ser produtivo imediatamente, começar a distribuir e contribuir com recursos. Tudo se resume ao ritmo que você tinha para entregar e executar”, exemplifica. 

Amazon faz declaração a favor de IA e de colaboradores

Em contato com a CNBC, um representante da empresa de Jeff Bezos cita que a empresa está focada em “construir e implantar inovações de IA generativas” com foco em segurança e confiabilidade. Para atingir o objetivo, a Amazon defende que está apoiando os colaboradores em prol do desenvolvimento da tecnologia. 

Jornalista e andarilho da internet.
Deixe um comentário

Deixe um comentário