Empresa de Jeff Bezos ganha permissão para lançamento de foguete

A Blue Origins foi fundada com o objeto de competir em um mercado hoje dominado pela SpaceX

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
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Foto destaque: foguete da Blue Origins indo para plataforma de lancamento (Reprodução/X/@blueorigin)

A Blue Origin, empresa administrada por Jeff Bezos e com foco na exploração espacial, recebeu da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos uma licença autorizando o lançamento do foguete New Glenn.

A empresa, criada por Jeff Bezos, é uma espécie de concorrente da SpaceX, de Elon Musk. Junto com a já citada SpaceX e a Boeing, foi escolhida para missões espaciais de interesse da segurança nacional do país, um dos principais mercados dessas empresas de lançamento espacial.

Lançamentos em Cabo Canaveral

A licença concedida à Blue Origin permite que a empresa realize lançamentos a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, conhecida por ser amplamente utilizada desde os primeiros programas espaciais.

Ainda nos primeiros meses do próximo ano, a empresa deve realizar uma missão teste como parte do processo para obter a certificação necessária para realizar o lançamento de satélites em órbita, algo obrigatório pela Força Espacial dos Estados Unidos.


Equipe da Blue Origins (Foto: reprodução/Getty Images News/Mario Tama/Getty Images Embed)


Além de atuar no mercado de lançamentos espaciais, a Blue Origin também vem investindo na tecnologia de reutilização de foguetes, buscando reduzir custos e aumentar a sustentabilidade das viagens espaciais. O foguete New Glenn é projetado para ser parcialmente reutilizável, um diferencial que alinha a empresa às tendências atuais do setor aeroespacial, que busca formas de economizar em seus lançamentos.

Foguete New Glenn e peça-chave para empresa de Bezos

O foguete New Glenn vem sendo considerado uma peça-chave na estratégia da Blue Origin. Com capacidade para transportar grandes cargas e realizar missões em diferentes órbitas, ele está sendo desenvolvido para atender tanto a clientes governamentais quanto privados, ampliando as possibilidades de uso comercial do espaço.

A expectativa é que, com o sucesso da missão teste, a Blue Origin venha a fortalecer sua posição competitiva em um mercado cada vez mais disputado.