Feed Zero: a tendência da Geração Z em evitar publicações no Instagram

Fenômeno de perfis sem publicações cresce entre os jovens, revelando uma tendência por menos exposição online.

Joshua Diniz Por Joshua Diniz
3 min de leitura
Foto destaque: Geração Z está evitando postar fotos em suas redes sociais (Reprodução/Spencer Platt/Getty Images Embed)

A Geração Z tem adotado um comportamento inusitado nas redes sociais, conhecido como “Feed Zero”. Segundo a Meta, jovens dessa geração estão evitando postar fotos no feed do Instagram e preferindo interações mais rápidas e passageiras, como Stories, onde conteúdos desaparecem em 24 horas. Essa tendência mostra uma busca por menor exposição e maior autenticidade dos jovens no ambiente online.

Menos exposição nas redes

O “Feed Zero” é uma tendência que mostra o distanciamento da Geração Z em relação à ideia de manter registros permanentes nas redes sociais. Ao contrário dos Millennials, que cultivavam perfis cheios de fotos e memórias, os jovens de hoje optam por um comportamento mais discreto. O foco está nas interações temporárias, como os Stories, onde a postagem se apaga em 24 horas, e essa abordagem é vista como uma maneira de preservar a privacidade e evitar a superexposição na internet.

Além disso, a Geração Z parece ter desenvolvido uma certa aversão à manutenção de um “museu” pessoal online. Muitas vezes, ao postarem fotos, preferem cobrir seus rostos ou limitar as publicações para não deixar vestígios digitais permanentes. A Meta explica que essa escolha está relacionada à percepção de que a internet, cada vez mais pública, não deve guardar todas as informações e momentos pessoais.


Os motivos vão desde problemas pessoais ou uma busca por autenticidade (Foto: reprodução/Matt Cardy/Getty Images Embed)


Possíveis razões e novas tendências

Muitos desses jovens também sofrem de problemas relacionados a autoestima ou a socialização, mesmo estando em um ambiente virtual, preferem isolar-se na própria bolha pessoal, como ocorre em nichos específicos.

Esse comportamento da Geração Z também está relacionado à busca por autenticidade. Ao contrário de perfis “perfeitos” ou irreais, que muitas vezes mostravam apenas os melhores ângulos e momentos, os jovens preferem postagens mais espontâneas que são menos editadas, refletindo de maneira mais fiel a realidade vivida, ou até postagens que podem não fazer sentido para gerações mais antigas, mas que carregam o humor característico da Geração Z.

Essa tendência vai na contramão da evolução das próprias plataformas, como o Instagram, que recentemente aumentou o número de fotos permitidas em carrosséis, incentivando mais publicações elaboradas. Contudo, para a Geração Z, menos é mais, e a espontaneidade supera a estética e o excesso de informação nas redes sociais.

Seguir
Redator das editorias de Cinema/TV, Música, Celebridades e Tech, um fã apaixonado de cultura pop e estudante de comunicação social na UNISUAM. (Email: joshuagabrieldeabreudiniz@gmail.com)
Sair da versão mobile