Arqueólogos Dinamarqueses desenterraram mais de 50 esqueletos “muito bem preservados” em um grande cemitério da era Viking no leste do país. O local foi escavado durante os últimos seis meses por uma equipe do Museu Odense, cobrindo cerca de 2000 metros quadrados.
Artefatos de outros lugares são encontrados com os fósseis
Os esqueletos encontrados foram desenterrados juntos a artefatos que vieram de além das fronteiras da Dinamarca. Isso trouxe a ideia de que os vikings viajavam extensivamente para o comércio, de acordo com a equipe do museu.
Segundo a entrevista que o curador do museu, Michael Borre Lundø, deu ao portal CNN, encontrar restos mortais de Vikings é extremamente raro, ainda mais no estado de preservação em que esses foram encontrados. Michael continuou dizendo que o local ajudou a manter os esqueletos em bom estado.
Embarcação Viking ( Foto: reprodução/DigitalVision Vectors/Getty Images* Embed)
O que foi a Era Viking?
A Era Viking, compreendida aproximadamente entre o final do século VIII e o XI, foi marcada pela expansão de povos escandinavos, principalmente noruegueses, dinamarqueses e suecos. Eles tornaram conhecidos por suas habilidades de navegação e combate. No início eram vistos como saqueadores temidos, no entanto, com o passar do tempo, os vikings se estabeleceram em terras conquistadas e começaram a ter uma influência significativa nas culturas locais.
Além de guerreiros, os vikings também eram exploradores e comerciantes hábeis. Eles abriram rotas comerciais que conectavam a Europa ao Oriente Médio, chegando até a Ásia Central. E graças às suas habilidades de navegação, os Vikings puderam descobrir terras como Islândia, Groenlândia. Existe uma possibilidade de terem descoberto, até mesmo, a América do Norte antes mesmo de Cristóvão Colombo.
Suas influências não se limitaram apenas à guerra e ao comércio, mas também à política e à cultura. Na Inglaterra, por exemplo, os vikings fundaram o reino de York e controlaram grandes porções da ilha, influenciando a formação do território britânico. Na França, Rei Carlos, o Simples, cedeu terras na Normandia ao líder viking Rollo, realizando um pacto que, posteriormente, daria origem aos famosos normandos, que conquistariam a Inglaterra em 1066.
Com o passar dos séculos, a “Era Viking” foi se encerrando, à medida que os reinos escandinavos se cristianizavam e as pressões políticas e militares internas e externas mudavam o panorama europeu.