O Google está desenvolvendo uma nova inteligência artificial (IA) chamada Jarvis, ela foi projetada com a intenção facilitar a navegação online e melhoras a rotina dos usuários no navegador Chrome. De acordo com informações preliminares da The Information, o Jarvis será uma ferramenta automatizada que permitirá ao usuário realizar tarefas complexas como pesquisas, compras e reservas de forma muito mais rápida e eficiente.
IA deve ser apresentada em dezembro
A expectativa é de que a IA seja apresentada ao público já dezembro, junto com o lançamento do modelo avançado Gemini 2.0, conforme anunciou o CEO do Google, Sundar Pichai. Com o nome interno de Project Jarvis, o sistema usará o poder computacional do Gemini 2.0 para poder capturar e interpretar imagens da tela, planejar e executar ações que normalmente exigiriam a intervenção do usuário. Entre as funções do Jarvis estão preencher formulários, clicar em botões e até digitar informações em campos de texto, algo que poder bastante útil principalmente para aqueles que usam os programas de produtividade da marca.
Javis com e chamado atualmente tem como objeto melhor a experiência do usuário comum (Foto: reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
No entanto, essa tecnologia inovadora ainda apresenta vem apresentando desafios. O Jarvis atualmente opera com um pequeno atraso entre as ações, indicando que ele depende da nuvem para processar e executar comandos. Esse detalhe consegue ressaltar a complexidade do sistema, uma vez que, segundo o Google, é necessário um tempo para “pensar” antes de realizar as ações automaticamente.
A introdução do Jarvis acontece em meio a uma acirrada competição pelo desenvolvimento de assistentes de IA de automação pessoal. Concorrentes como a Microsoft, com o Copilot Vision, e a Anthropic, com o Claude, também estão apostando no desenvolvimento de tecnologias semelhantes, cada vez mais acessíveis ao usuário comum, o que mostra o quão competitivo esse mercado pode ser.
Lançamento oficial ainda sem previsão
Ainda sem data oficial para o lançamento, o Jarvis inicialmente será testado por um grupo restrito de usuários. Mesmo em fase de ajustes, o sistema promete transformar a forma como navegamos na web, sinalizando um futuro onde assistentes digitais podem planejar e executar ações complexas com apenas um comando do usuário.