No meio de uma série de polêmicas envolvendo o TikTok, o aplicativo deixou o posto de mais baixado do mundo, agora ficando atrás do Instagram, que é administrado pela Meta. Segundo uma análise de mercado feita pela Sensor Tower, o número de downloads do Instagram em 2023 foi de 768 milhões, representando um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior. Já o TikTok foi baixado 733 milhões de vezes, representando um aumento de 4%, mas ainda é um número inferior ao do Instagram.
Reels foi fator para alta do Instagram
Um possível fator para o aumento de popularidade do Instagram foi a introdução do recurso chamado Reels. Esse recurso foi implementado na plataforma como resposta à plataforma chinesa e sua rápida ascensão de vídeos virais, principalmente entre os usuários da geração Z, sendo um público consumidor importante nesta era cada vez mais digital.
Outro número que mostra o crescimento da popularidade do Instagram é que o número de usuários ativos cresceu em 13 milhões no último trimestre de 2023, totalizando agora 1,47 bilhão. Enquanto isso, no mesmoperíodo de tempo, o TikTok sofreu uma queda de 12 milhões de usuários, chegando à marca de 1,12 bilhão.
TikTok ainda tem maior engajamento
No entanto, mesmo com o impacto sofrido, o TikTok ainda tem um nível de engajamento maior, principalmente se comparado a outras plataformas, não apenas ao Instagram. Os usuários passam em média 95 minutos na plataforma, um número impressionante quando comparado com outras plataformas. No Instagram, a média é de 62 minutos, no X é de 30 minutos e no Snapchat é de 19 minutos.
Lembrando que recentemente o TikTok vem sofrendo com o risco de ser banido dos Estados Unidos devido às possíveis ligações com o governo chinês. A Câmara do país votará ainda este ano sobre a possível proibição do aplicativo, exigindo a venda do mesmo em até 6 meses após a decisão.