A artista Katy Perry, junto com outras cinco mulheres, vão realizar uma missão espacial, na próxima segunda-feira (14), atravessando a fronteira com o espaço, em foguete da Blue Origin, empresa do empresário bilionário Jeff Bezos. Esta será a 31ª missão do foguete New Shepard e terá duração de aproximadamente 11 minutos.
Detalhes do voo
O novo lançamento do foguete New Shepard (NS-31), da Blue Origin, ocorre na próxima segunda-feira (14). Ele é o 11° voo humano e conta com a presença da cantora Katy Perry e mais cinco mulheres, sendo a primeira missão espacial com uma tripulação totalmente feminina. O voo tem como partida a região do Texas, nos Estados Unidos, com horário de início previsto para 10h30 (horário de Brasília).
A viagem deve levar em torno de 11 minutos, sendo que quatro desses minutos serão em uma área sem gravidade, onde as tripulantes poderão se soltar e flutuar na cápsula. Esse voo será transmitido nas redes sociais e no site oficial da Blue Origin.
Katy Perry, durante festa do Oscar da Vanity Fair (Foto: reprodução/Karwai Tang/Getty Images Embed)
A nave New Shepard é um modelo autônomo, ou seja, não é necessário pilotar, todos os comandos são feitos pela base de controle, que fica no solo terrestre. A cápsula do foguete tem um espaço para acomodar as seis pessoas, cada uma tendo sua janela para ter uma vista da Terra. O veículo está preparado para uma missão mais complexa e arriscada, após 16 tentativas de sucesso, que foram concluídas em 2021.
Como será a viagem
Antes de embarcar no veículo, houve várias reuniões virtuais pelo grupo dos viajantes e, alguns dias antes da missão, terão as últimas sessões de treinamento no local onde o lançamento ocorrerá. Serão dadas todas as informações do que será necessário para as participantes, sobre os equipamentos e trajes de voo personalizados.
Elas ainda terão acesso a uma cápsula semelhante à que vão ficar, onde poderão testar o que foi ensinado e o que farão durante a viagem. Elas poderão, inclusive, desistir até dois minutos e meio antes da decolagem, caso sinalizem à central de comandos.
Foguete New Shepard decolando (Foto: reprodução/PATRICK T. FALLON/AFP/Getty Images Embed)
A nave espacial será lançada a uma velocidade que ultrapassa em três vezes à do som e irá passar da Linha de Kármán, que é uma fronteira teórica localisada a 100 quilômetros de altitude acima do mar, normalmente utilizada como o limite que separa a atmosfera da Terra e o espaço.
Depois de chegar na altura correta, as tripulantes serão soltas e poderão flutuar e ter uma experiência de gravidade zero, durante quatro minutos. Após isso, a nave retornará para a Terra e a aterrissagem será feita com paraquedas.